
Segundo a Gleanster, os cinco principais erros na implantação de um SAM, são:
- Não antecipar as dores que aparecem com o poder da um Sistema de Automação de Marketing.
- Não lembrar que conteúdo é o combustível do SAM.
- Não ver o SAM como só uma parte de um sistema mais amplo que é o Marketing.
- Perder o controle da qualidade dos dados imputados.
- Segmentação imprópria.
Quando uma empresa começa a implantar um SAM, as suas lacunas de processos, e estratégias se tornam mais aparentes.
- 44% das empresas mencionam restrições orçamentárias como fatores que as impedem de avançar nos processos de automação de marketing (B2B Magazine).
- 20% enfrentam dificuldades na criação de conteúdo necessário (B2B Magazine).
- Expectativas não razoáveis. (B2BBuzz.org)
- Sómente 38% dos usuários sentem que o software foi planejado para o marketing.
- Menos da metade dos sistemas fornecem data cleansing (Buyline Research).
- Sómente 36% dos sistemas possuem gerenciamento de conteúdo adequado (Buyline Research)
- 60% acreditam que o investimento em automação de marketing apresenta lacunas (Buyline Research).
Segundo a Gleanster, os principais desafios enfrentados para implantar Automação de Marketing são pela ordem:
- Qualidade e integração dos dados.
- Criação de conteúdo suficiente a um custo razoável.
- Falta de processos no Marketing.
- Falta de pessoal habilitado.
- Seleção de métricas.
- Cultura Organizacional.
- Falta de mentalidade da alta administração.
- Falta de suporte da área de TI.
- Falta de financiamento.
Para ter uma idéia de como anda a saúde do seu Marketing, faça um check up de seus processos de marketing, preenchendo a planilha CHECK-UP DE MARKETING.
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