Um estudo realizado pelo The Chartered Institute of Marketing (CIM) e a Deloitte, revelou que quase metade (49%) das empresas ainda não estão usando métricas de clientes ou métricas de marketing para ajudar a alta direção no processo de tomada de decisão.
Diversos outros estudos realizados por empresas como Verison, Anderson Analytics, Unica, Aprimo e outras, continuam a investigar como as empresas medem o desempenho do Marketing. Durante a última década, todos esses estudos sugerem que muitas empresas estão a fazendo progresso quando se trata de métricas básicas de marketing, tais como a satisfação do cliente, aquisição e retenção, mas o progresso fica aquém do desejado quando se trata de gestão de desempenho do Marketing. Como resultado, há um sentimento geral de desapontamento com a função do Marketing pela alta direção.
Para mudar essa percepção, os profissionais de marketing precisam passar do gerenciamento de métricas para o gerenciamento de performance. Quando Marketing alcançar esse nível de competência, será capaz de alavancar as métricas para apoiar o processo de tomada de decisões, investimentos e mudança de rumos. O valor dos investimentos realizados em ferramentas de marketing, processos, sistemas e capacidades para medir a eficácia de Marketing será perdido se usarmos só os insights de gerenciamento de métricas para ajudar a orientar a organização.
Medir o desempenho do Marketing demanda tempo, energia, experiência e dinheiro. Muitas áreas de marketing operam utilizando métricas superficiais ou “soft numbers”, mantendo as coisas no piloto automático.
Para gerenciar a performance do seu Marketing, pense em adotar e implantar o quanto antes alguma plataforma de Automação de Marketing.
Se as organizações não utilizam métricas para tomar decisões de negócios, então, independentemente de como Marketing presta contas, perde-se a oportunidade de evoluir para o patamar de gerenciamento de performance. A questão principal reside no grau de alinhamento entre a área de marketing e os objetivos da empresa. Um estudo do CIM Chartered Institute of Marketing demonstra que enquanto 81% dos entrevistados acham que a estratégia de marketing está alinhada com a estratégia corporativa geral, apenas 37% indicaram que os objetivos de marketing estão alinhados com os resultados de negócios.
Alinhamento é um fator crítico de sucesso – para melhorar a eficácia do marketing, para que se possa passar da gestão de métricas para a gestão de desempenho e para usar as métricas de marketing para facilitar mudanças.
Estar alinhado pode parecer uma questão óbvia que deveria saltar aos olhos dos envolvidos; no entanto, os estudos demonstram que isso é mais fácil de dizer do que fazer. A maioria das áreas de marketing não adota um processo para garantir o alinhamento. Por isso, se sua empresa ainda não adotou um processo de alinhamento, esperamos que você comece a desenvolver o quanto antes.
CONTEÚDOS QUE PODEM LHE INTERESSAR:
