Marketing e tecnologia: união estável
O marketing digital está inexoravelmente ligado a tecnologia. Conforme a tecnologia começa a se integrar, estes reflexos começam a influenciar tanto a relação da área de marketing com outras áreas da empresa, como o seu próprio relacionamento e sua estrutura interna.
Sucesso em marketing digital muitas vezes é o resultado de uma combinação ou mistura de táticas e tecnologias de várias fontes, o que significa que os profissionais de marketing precisam pensar além de seu papel, na equipe e na hierarquia, para abraçar as ideias e, em alguns casos, a experiência dos outros.
Para as equipes de marketing interno, isso significa eliminar silos; deixando de lado os egos, solicitando ideias de outros; ceder algum controle e manter a velocidade e agilidade na execução.
Ainda não é beeem assim…
Profissionais de marketing falam muito sobre convergência, integração e colaboração, embora silos organizacionais ainda persistam dentro da maioria das empresas, agendas conflitantes entre grupos muitas vezes vêm antes dos objetivos da empresa, e muitos profissionais ainda veem o marketing como um jogo de soma zero.
As relações entre as diferentes facções de marketing, publicidade, análise de dados, compra de mídia e relações públicas, ainda precisa ser trabalhada na maioria das empresas. A competição interna por recursos da empresa acirra a falta de integração.
Para os prestadores de serviço, é hora de uma avaliação honesta de suas áreas de especialização para determinar quando e onde é possível legitimamente agregar valor. Convergência significa que caminhos distintos como publicidade e relações públicas estão se fundindo, mas há competências que são nativas em uma agência de publicidade e teriam de ser desenvolvidas ou adquiridas por uma empresa de relações públicas para poder adicionar o mesmo valor.
Essa tendência de convergência entre o Marketing e a tecnologia, bem como das ofertas feitas por uma infinidade de profissionais não originários de marketing ou áreas correlatas continuará a evoluir à medida que as fronteiras entre essas áreas se tornem menos nítidas e, talvez, inexistentes, pelo menos aos olhos do público. Quando isso ocorre, o sucesso dependerá cada vez mais das forças de colaboração não competitivas entre equipes internas e prestadores de serviços.
CONTEÚDO QUE PODE LHE INTERESSAR:
