
Os principais desafios no Marketing que as empresas enfrentam hoje são:
- Corrigir seus processos deficientes;
- Disponibilizar conteúdo certo na hora certa para a pessoa certa;
- Criar um banco de dados de qualidade aceitável;
- Criar e manter um staff de qualidade;
- Criar uma cultura organizacional correta;
- Concordar sobre as métricas corretas;
- Conseguir recursos necessários para investir;
- Criar uma mentalidade administrativa correta;
Empresas que vendem produtos e serviços complexos, com ciclos de venda longos, precisam se comunicar com os prospects em todas as fases desses ciclos , fornecendo-lhes informações direcionadas às suas necessidades, seus papeis, intenções e nível de interesse.
Ao validarem o impacto que os programas de Marketing produzem sobre as receitas (através do uso de SAMs), a taxa de adoção das plataformas de automação de Marketing pelas empresas será maior, além de a adoção ser realizada mais rapidamente.
O Marketing começa a mostrar que a adoção de um SAM melhora as decisões estratégicas e gera lucros.
Muitas áreas de Marketing recorrem aos SAMs para combater desafios de crescimento sem precisar contratar mais mão-de-obra.
A tecnologia para aplicação dos SAMs está mais acessível à PMEs.
Um dos gatilhos para gerar crescimento na adoção de um SAM é ter um foco compartilhado em geração de receita entre Vendas e Marketing.
A capacidade de coletar – em cada contato – o comportamento social de um indivíduo e integrá-lo com todas os outros esforços (inbound e outbond) para engajar o prospect, a partir de uma perspectiva de Vendas e Marketing, permite conhecer, analisar e entender melhor a performance das campanhas.
Além de se atribuir notas aos indivíduos, existe uma tendência em se atribuir notas por conta, para analisar o ciclo de compra e o grau de amadurecimento do prospect B2B. Ao combinar o perfil de atividade de um grupo, Marketing pode ver a informação de uma perspectiva organizacional.
Reconheça que um bom relacionamento com prospects e clientes é importante. Portanto, mantenha o engajamento desde o contato inicial até o fechamento.
No Brasil, o processo de globalização cria um ambiente cada vez mais complexo, onde as empresas devem buscar continuamente uma melhoria na gestão.
As PMEs que mais crescem investem em tecnologia de ponta e ampliação de sua área de atuação, tanto no mercado interno quanto externo, tornando-se mais competitivas.
Como decorrência, estão adotando cada vez mais processos formais de planejamento estratégico.
Dentre os principais fatores decisivos para o crescimento das PMEs apontados pelas duas ultimas pesquisa “As PMEs que mais crescem no Brasil” – dados de 2010, publicados em 09/2011, os mais importantes são:
- Relacionamento e fidelização de clientes;
- Investimentos em recursos humanos;
- Controle de custos;
- Qualidade dos produtos;
- Acesso a novas tecnologias;
- Eficiência no relacionamento com fornecedores e/ou distribuidores;
- Ações de Marketing e Comunicação;
- Aumento da capacidade de produção;
- Contratação de profissionais especializados para gestão da empresa;
A grande maioria das PMEs que mais crescem considera que os clientes são os principais influenciadores de suas decisões estratégicas e pretendem contar com a opinião de consultores externos.
Outras matérias que podem lhe interessar:
VOCÊ SABE A QUANTAS ANDA A SAÚDE DA SUA EMPRESA?
COMO CONSEGUIR MAIS CLIENTES E NEGÓCIOS
