Personas do Comprador são extremamente úteis para o desenvolvimento e avaliação de mensagens, conteúdo e ofertas que diferenciam a sua marca dos concorrentes. Elas são a base para aquisição de clientes, conversão e retenção.
As melhores personas são criadas a partir de pesquisas e entrevistas reais – e não de ideias aproximadas, conjecturas ou suposições. Alguns dos benefícios gerados:
SEGMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO
- Fornecem um alvo para todos os clientes atuais e potenciais;
- Se você não sabe com quem você está tentando se comunicar, como vai conseguir vender?
- Posicionam seus produtos como relevantes e dignos de consideração;
- Fornecem informações valiosas para a prospecção, realização de pesquisa de mercado, tendo como alvo a publicidade, o design do site, testes de usabilidade e palavras-chave para SEO;
- Permitem compreender mais profundamente os modelos e comportamentos de compra dos prospects e clientes;
- Proporcionam geração de leads de mais qualidade;
- Evitam perda de tempo com os menos alinhados;
MENSAGENS E MÍDIA
- Informam e fornecem perspectivas necessárias para a tomada de decisões objetivas – como criar as mensagens de marketing;
- Concentram os esforços de marketing e publicidade de maneira mais efetiva;
- Criam conteúdo e ofertas mais atraentes;
- Ajudam a determinar quais plataformas e meios de comunicação são as mais adequados;
- Permitem que o conteúdo a ser criado atenda às necessidades-alvo de cada perfil e fale diretamente das dores e necessidades de cada persona;
- Fornecem bases de discussões sobre quem são seus clientes, como se comportam e o que querem;
- Ajudam a melhorar as conexões através de entendimentos, com foco em atributos comuns, motivações, desafios e preocupações de clientes ideais;
- Ajudam a se comunicar com compradores e clientes em sua própria língua;
- Ajudam a ser mais rápidos em interpretar o comportamento digital dos compradores e clientes;
MOTIVAÇÕES DE COMPRA NO PROCESSO DEVENDA
- Fornecem pistas sobre os comportamentos de compra dos seus prospects;
- Permitem detalhes de cada passo no processo de compra;
- Fornecem mapas sobre os recursos necessários para que os leads tomem decisões de compra;
- Dão dicas sobre como promover a interação;
- Fornecem visões de como a compra ocorre e quais são os passos críticos na jornada de compra;
- Permitem adequar suas mensagens para obter as melhores respostas possíveis em cada ponto de contato no ciclo de compras;
- Colocam todos da empresa na mesma página em relação a mensagens e comunicações;
- Permitem desenvolver estratégias de marketing mais rentáveis, alinhadas com os comportamentos dos leads mais propensos a comprar;
- Desenvolvem uma consciência mais profunda das rotinas do dia a dia, os desafios, metas e outros insights sobre que tipo de pessoa eles são;
ALINHAMENTO ENTRE MARKETING E VENDAS
- Auxiliam a equipe de marketing a avaliar melhor suas estratégias de segmentação, de mensagens e de programas;
- Alinham o processo de marketing e vendas, comunicando com clientes potenciais em níveis mais significativos;
- Melhoram a qualidade e quantidade de conversas com os clientes;
- São fundamentais para a criação de qualquer conteúdo e campanhas que proporcionam conversas, especialmente para uso com ferramentas de automação de marketing e as fases do ciclo de compra específicos;
DÃO UM TOQUE DE HUMANIDADE PARA VENDAS E MARKETING
- Tangibiliza uma coleção de dados abstratos para Marketing e Vendas trabalharem;
- Em nossa experiência, 3 ou 4 personas geralmente são responsáveis por 90% ou mais das vendas de uma empresa;
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A JORNADA DO CLIENTE PARA ADQUIRIR SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS
