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Sua empresa aplica a nova concepção de Marketing?

Sua empresa aplica a nova concepção de Marketing? | Blog da Marketing2go!

Complexidade

A complexidade em Marketing só aumenta. O ambiente, em rápida transformação nos últimos anos, demanda que os profissionais desempenhem novos papéis críticos:  os de estrategistas e tecnólogos. Estrategistas para alocar os recursos escassos para apoiar as prioridades da empresa, aumentando o retorno sobre o investimento. Tecnólogos para identificar e aproveitar as tecnologias mais úteis e sofisticadas que surgem a cada minuto.

A área vem sendo cada vez mais pressionada a justificar os seus gastos e a prestar contas de seus resultados. Marketing hoje tem que fazer mais com menos e precisa demonstrar sua contribuição para cada centavo investido. Há crescente pressão para monitorar, medir e validar seus métodos. Estas e outras mudanças levam, inevitavelmente, a mais investimentos em tecnologia específica para Marketing. E o melhor caminho para isso é juntar pessoas capacitadas, tecnologia apropriada e processos bem planejados e alinhados.

Marketing e Tecnologia cada vez mais ligados

Marketing está inexoravelmente ligado a tecnologia. Com toda a integração existente, há influência direta nas áreas das empresas e em suas inter-relações. Uma infinidade de ferramentas e soluções técnicas apoiam Marketing de todas as formas possíveis, facilitando muito a vida das equipes: ajudam empresas a criar grandes experiências de usuário em diversas as plataformas, dispositivos e canais, aumentando o faturamento, a velocidade, o lucro e a vantagem competitiva. É impossível sustentar diversas campanhas de múltiplos canais em paralelo sem o auxílio de tecnologia apropriada.

É preciso reconhecer esse impacto. Não é suficiente decidir quais mudanças tecnológicas adotar ou como lidar com as implementações técnicas dessas escolhas. Para ter sucesso é preciso abordar explicitamente como a tecnologia será absorvida pelas operações e pela cultura da organização, além de treinar de forma proativa e convincente, educando e inspirando as pessoas que a manejarão.

A tendência de convergência entre Marketing e tecnologia continuará a evoluir à medida em que as fronteiras entre essas – e outras – áreas se tornem menos nítidas e, talvez, inexistentes. Quando isso for verdade, o sucesso dependerá cada vez mais das forças de colaboração não competitivas entre equipes internas e prestadores de serviços.

No entanto, existe um ponto muitas vezes ignorado – tanto pelos vendedores como pelos compradores de software: pessoas e processos.

O que exatamente queremos dizer com pessoas e processos?

Pessoas e processos são os ingredientes chave para uma estratégia efetiva de vendas através de programas de geração de demanda. 

Muitas equipes ficam presas a processos antigos e ineficazes enquanto estão usando as ferramentas mais avançadas. Não basta apenas comprar e implantar o software. O espaço digital exige da organização uma mudança completa de mentalidade em termos de processos e de como o trabalho é organizado.

Pessoas

  • Quais as funções necessárias para executar a estratégia e avançar nos objetivos?
  • Que conjunto de habilidades a equipe atual precisa desenvolver para ter maior sucesso no próximo ano?

 

Processos

  • Quais são os sistemas existentes para apoiar e automatizar a execução?
  • Que novos processos podem ser introduzidos para melhorar a eficiência, consistência e os resultados com um custo mínimo?

Alinhamento Marketing & Vendas

  • Quais processos, encadeamentos e outras colaborações precisam ser implantados para melhorar a conversão dos leads e o sucesso de Vendas?
  • Quais estratégias e táticas específicas podem ser adotadas para melhorar os resultados em tempo real?

 

É preciso organizar as equipes e seus processos para obter retorno mais rapidamente: alinhar Marketing e Vendas, comprometer-se seriamente com a criação de conteúdo, criar uma proposição única de valor e comprometer-se na captação de dados para construção de lista de contatos.

Marketing precisa adotar uma nova postura, baseada no compartilhamento de propósito, entendimento e riscos com outras áreas parceiras, para mudar seu status de centro de custo a centro de lucros.

A lacuna entre as aspirações dos profissionais e o que suas empresas podem realizar cria intensa pressão para reformular os processos de se fazer Marketing.

Processos e Operação são as palavras-chave no vocabulário do profissional de Marketing, que, pelo andar da carruagem, deve continuar a forçar a ruptura das estruturas, processos e tecnologias atuais. Há necessidade de se criar/adicionar novas funções na área de Marketing, criar e adotar fluxos de trabalho mais específicos para os diferentes tipos de engajamento com leads, criar mecanismos de coordenação entre funções e linhas de negócio e padronizar a adoção de um conjunto comum de ferramentas de tecnologia.

Profissionais de Marketing não estão acostumados a dar foco em processos, muito menos em otimizá-los

Enquanto Marketing muda radicalmente, os processos e a capacitação de pessoas não progridem na mesma velocidade. O desempenho de Marketing – feliz ou infelizmente – está atrelado à disponibilidade de mão-de-obra capacitada.

Segundo Scott Brinker, da Chiefmartec, “A tecnologia evolui exponencialmente, enquanto que as empresas e pessoas evoluem absorvendo as mudanças tecnológicas logaritmicamente”.

Saiba mais em:

Déficit de Competência em Marketing

Novas habilidades necessárias para o profissional de Marketing;

O impacto da Tecnologia nos processos de Marketing;

A falta de mão-de-obra capacitada em Marketing digital

 

Muitos CMOs acreditam possuir processos documentados, mas, na verdade, são apenas exemplos de como gerenciam o orçamento e criação das campanhas. No entanto, o processo mais importante – que é o de geração de demanda (da geração do lead até o faturamento) – não é documentado.

Para enfrentar esses novos desafios e se adaptar a estas mudanças, as organizações também devem evoluir, criando novas funções de trabalho e desenvolvendo novas habilidades que combinam tecnologia, análise e conhecimento de inteligência de negócios, com sólida compreensão das operações tradicionais de Marketing, conceitos de campanha e receitas.

As empresas mais espertas e ágeis descartaram a estrutura de silos, adotando o conceito de operações de Marketing para conseguir mais interação e colaboração. Nelas, Marketing e Tecnologia andam lado a lado. Este novo panorama fez com que surgisse inicialmente um novo tipo de profissional, o Tecnologista de Marketing (CMT- Chief Marketing Technologist). A tendência vem sendo seguida por empresas que entendem como e por que realizar essas mudanças.

Infelizmente, um potencial enorme deixa de ser utilizado porque as pessoas não colaboram de forma eficiente. Ao invés disso, há paredes, fronteiras, burocracia entre as equipes. Na maioria das vezes, as equipes de Marketing, Vendas e TI estão envolvidas em tal situação – e todos estão insatisfeitos com ela.

A falta de integração e alinhamento entre as equipes envolvidas é o grande problema a ser enfrentado. Por isso, é preciso reorganizar e promover a integração e colaboração entre as equipes, o que depende da qualidade dos processos. Pessoas e processos têm que ser considerados quando se trata de Marketing: sem eles o investimento provavelmente não vai gerar os retornos prometidos.

Precisa de ajuda para dar o próximo passo?

Muitas vezes é preciso contar com uma análise independente para identificar problemas nos processos e métodos em uso.

A marketing2go é uma consultoria de geração de demanda que otimiza resultados aplicando a tecnologia que melhor se adeque ao perfil do cliente. Concentra tempo e energia consideráveis ​​em conhecer bem sua empresa para fazer as melhores recomendações e funciona como uma extensão da sua equipe de Marketing, em sintonia com sua empresa para o alcance dos objetivos.

 

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