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Processos de Marketing de um Sistema de Automação de Marketing

processos automação marketing

O banco de dados do sistema de automação de marketing é separado, e é projetado para permitir otimizar os processos de marketing enumerados abaixo:

1 – Geração de Leads

Objetivo: fazer a área de Vendas ficar feliz com leads mais qualificados. Como: Capturar e converter o tráfego do website em leads, identificando-os de forma automática, quando estão maduros para uma abordagem por Vendas, rastrear o processo e as fases ao longo do ciclo de compra/venda.

2 – Nutrição de Leads

Objetivo: diminuir o ciclo de compra/venda, abreviando a entrada de receitas através da nutrição de leads não maduros, transformando-os em leads maduros.
Como: Através de estratégia de conteúdo voltada a educação e construção de relacionamento com os leads, disparando automaticamente conteúdo em função do comportamento dos leads e automatizando tarefas repetitivas de marketing.

3 – Qualificação de Leads

Objetivo: melhorar a eficiência de Vendas, passando somente leads qualificados.
Como: Automatizando o processo de qualificação de leads, mensurando seu grau de interesse e engajamento, pontuando os mesmos conforme as regras de dados comportamentais e demográficos.

4 – Rastreamento de Website

Objetivo: Saber exatamente quem visita seu website e que atividades realizam nele.
Como: Capturando todas as interações online, identificando quais empresas /pessoas visitam seu website, qual campanha gerou visita, monitorando visitantes anônimos e identificados e avisando automaticamente quando atividades de novos prospects ocorrem no website.

5 – E-mail Marketing

Objetivo: Engajar os prospects em diálogo.
Como: Criando e-mails em minutos, sem depender da área de TI, aprofundando o relacionamento com os leads através de disparos automáticos de campanhas altamente segmentadas, de fases múltiplas, que entregam conteúdo educacional, aumentando a taxa de abertura e conversão de leads, rastreando e qualificando quem clica.

6 – Otimização de Landing Page

Objetivo: Criar, publicar e testar landing pages específicas para cada campanha e público-alvo.
Como: Podendo criar e disponibilizar landing pages em minutos, sem depender da área de TI, usando sua própria marca e subdomínio, maximizando as taxas de conversão através de testes e capturando leads com formulários inteligentes que reconhecem prospects e leads já conhecidos, permitindo a criação de perfil progressivo.

7 – Gerenciamento de conteúdo de Marketing

Objetivo: Armazenar, distribuir e rastrear conteúdo e recursos de Marketing.
Como: Fazendo o upload e gerenciamento de documentos e arquivos de imagem, publicando URLs customizadas para cada um deles, rastreando quais peças são vistas pelos leads  e notificando os representantes de vendas toda vez que um conteúdo importante for acessado por um cliente ou prospect.

 Os benefícios que um sistema de automação de marketing gera são:

  • Aumentam exponencialmente a produtividade da área de marketing (geram mais campanhas com menos braços e entregam leads mais qualificados a Vendas);
  • Diminuem o tempo de resposta da área de Marketing no lançamento de campanhas;
  • Fornecem métricas mais confiáveis a respeito dos resultados das campanhas e mais elementos para otimização das mesmas;

Mas para criar sinergia entre estas ferramentas, as empresas precisam integrar seu CRM (dados de vendas) com a ferramenta de Automação de Marketing (dados de marketing).

 Os benefícios gerados com esta integração são:

  • Evitar ter que exportar leads maduros da base de automação de marketing via uma planilha em Excel e ter que importá-las no banco de dados do CRM;
  • As equipes de Vendas podem ter todo histórico de como o prospect/lead foi contatado e comunicado por Marketing, seus comportamentos e respostas, proporcionando muito mais informações antes de um contato;
  • Possibilitam fechar o ciclo inteiro e aumentar a taxa de retorno do investimento de cada campanha, aumentar as taxas de fechamento de negócios, fazer previsões de faturamento mais precisas e tornar ambas as áreas mais vitoriosas;
  • Permitem definir  responsabilidades conjuntas entre Marketing e Vendas pelos resultados auferidos, tornando mais fácil o alinhamento dessas áreas;

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