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Por que contratar uma consultoria de Marketing?

Por que contratar uma consultoria de Marketing | Blog da Marketing2go!

Motivos não faltam

Da falta de experiência à falta de capacidade das equipes, da falta de contingente à pouca aderência ao assunto em questão, há diversos motivos por que contratar uma consultoria de Marketing. 

Estratégia de Marketing 

Um profissional de verdade exigirá que a empresa gaste um tempo construindo uma fundação estratégica sólida antes de propor uma série de táticas que visem o aumento do tráfego ou da conversão, por exemplo, entre tantas outras coisas. A estratégia dará sustentação a todas as ações que virão, sendo a parte mais importante de qualquer plano de Makreting. Toma tempo, mas realizar ações sem levar em conta a estratégia é dar um tiro no pé. Ninguém quer isso.

Definição de (poucos) objetivos de Marketing

Um bom consultor ajudará a determinar objetivos mais prementes com base em onde uma empresa desejará estar em médio e longo prazo – daqui um ano, em três anos, em cinco anos – não na próxima semana. Além disso, deixará claro que, o número de objetivos prioritários, em determinado momento será muito, muito reduzido.

O desalinhamento entre os objetivos estratégicos de negócio e os objetivos funcionais de execução de Marketing é uma das maiores fontes de ineficiências. Os objetivos de negócio, mesmo depois que o plano de negócios é elaborado precisam ser traduzidos em informações úteis para a equipe de Marketing formular os seus próprios planos e objetivos.

Lacunas de recursos

Às vezes, no mundo das PMEs, a tendência é tentar fazer tudo sozinho, sendo difícil detectar as áreas que necessitam de ajuda externa. A maioria das empresas geralmente conseguem realizar coisas básicas como: configurar newsletters, adicionar plugins em websites e realizar outras tarefas menores que deixam o resultado final a desejar – tanto em aparência quanto em performance. Essas atividades geralmente acabam tirando o foco dos objetivos a serem perseguidos pela empresa.

Um profissional sério ajudará a decidir o que é prioridade: parar de fazer as coisas que são melhor realizadas por terceiros e focar no que realmente importa.

Foco nas conversões e não em métricas de vaidade

Muitos empresários, e, infelizmente, alguns consultores se concentram na geração de tráfego, cliques e curtidas quando a maior prioridade devem ser as fases de conversões da jornada do comprador. As métricas permitem entender melhor o desempenho. A seleção das métricas requer pensamento crítico e estratégico. A missão do conjunto de métricas definidas é ajudar com a tomada de decisões-chave de negócios e gerenciar riscos. Métricas mensuram a melhoria do desempenho, diagnosticam pontos fracos e geram conhecimento para melhorar a eficácia.

Alinhe os objetivos de Marketing com os objetivos estratégicos da empresa. Em seguida escolha sabiamente as métricas mais importantes (KPIs) a serem perseguidas.

Quando a empresa descobrir como atrair visitantes e prospects que respondem a determinados conteúdos e convertê-los em clientes (efetuar a venda e a nutrição), pode começar a construir um negócio significativo. Depois de conseguir criar rotas de nutrição de conteúdo que gerem uma tendência de conversão crescente, pode-se pensar em comprar o tráfego confiante no fato de que a empresa agora pode gerar conversões. Sem isso… Difícil.

Falta de foco do cliente

Boa parte das empresas precisa de um catalisador, algo como um SCRUM master. Cobranças, documentação de metas e objetivos e, efetivamente, realinhamento e adequação de passos e prazos. Manter o foco é chato. Mas alguém precisa fazê-lo e, pelo histórico do mercado, o cliente raramente consegue isso sozinho.

 

Entre em contato para saber como a marketing2go pode lhe ajudar.

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