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Otimização de conversão de leads no Funil

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Para otimizar as taxas de conversões no funil é preciso adotar uma estratégia holística. Não adianta ficar fazendo ajustes aleatórios no website, com base no achismo, em vez de adotar uma visão holística, centrada no cliente. Para otimizar o site, é preciso identificar as experiências valorizadas pelo seu público-alvo, com foco no que o usuário precisa, e planejar o funil de conversão para que os usuários cheguem lá rapidamente e sem esforço.

Como eliminar as barreiras existentes para o seu lead chegar no topo do funil, cumprir sua jornada ao longo do ciclo de compra, se tornar um cliente fidelizado e que seja também um promotor de sua marca?

Desbloquear barreiras que impedem melhorias nas taxas de conversão requer que se volte atrás e dê uma boa olhada de todos os ângulos no que está realmente acontecendo nas taxas de conversão do funil para os diferentes tipos de personas/visitantes. Para identificar essas barreiras, utilize ferramentas de análise (Analytics) para obter insights sobre o comportamento do lead e comparar com o que foi planejado.

  • Páginas com alto índice de abandono – Analise o contexto, descubra a fonte de origem desses usuários, a rota percorrida, o tempo gasto em cada página, o conteúdo da página abandonada, e tente descobrir as causas.
  • Alinhamento entre palavras chaves de busca vs conteúdo da mensagem – O que será que as termos que buscar para o topo do funil, que se alinhe com a oferta de produtos e proposta de valor?
  • Landing Pages vs Exit Pages – Identifique se todas as Landing Pages (mesmo que não sejam uma LP formal, ex: post de blog que atrai trafego mas geram abandonos) possuem um call to action ou orientação para uma rota apropriada que gere conversões.
  • Análise comportamental por tipo de usuário – segmente grupos de usuários em função do tipo de comportamento e taxas de conversão. Através da segmentação, você pode identificar os principais atributos e as principais diferenças entre os seus usuários mais valiosos, dos restantes. Compare estes grupos e identifique o que pode ser replicado e otimizado. Identifique as áreas mais promissoras para otimização da taxa de conversão dentro do seu funil. O que você encontrará poderá surpreendê-lo. Sua fonte de tráfego mais popular pode ser um dreno real em seu negócio. A landing page/página de destino que é o orgulho da equipe, pode estar cortando as taxas de conversão de prospects pela metade. Esse campo extra que o Diretor de Marketing acrescentou no formulário de captura de leads pode estar afastando leads altamente qualificados.

Se sua empresa estiver com uma taxa de conversão baixa, consulte a 2getmarketing2go sem compromisso, para auxiliá-lo na otimização de seu funil de Marketing e Vendas.

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