var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(lrs, s); })(); window.intercomSettings = { ... // TODO: Add any extra data you want in Intercom to your intercomSettings "avatar_set": true, "friend_count": 32, "app_id": "w1sryv7i" }

O seu Marketing é ágil?

Marketing Ágil

Este post é uma tradução livre do post da Laura Patterson, presidente e co-fundadora da VisionEdge Marketing, Inc. Se você quer ver o post original, CLIQUE AQUI.

Um estudo do MIT concluiu que empresas que possuem agilidade têm um crescimento no faturamento 37% maior e geram 30% a mais de lucro do que as empresas que não são ágeis. O estudo do MIT aponta que os traços essenciais de uma empresa ágil incluem:

  • Rápida tomada de decisão e execução;
  • Uma cultura de alta performance;
  • Capacidade de acessar a informação certa na hora certa;
  • Responsabilidade e credibilidade;
  • Flexibilidade na gestão de equipes.

Artigos recentes da Forbes Magazine ressaltam que a dinâmica das mudanças nas preferências dos clientes, o ambiente do mercado e tecnologia aliada à explosão de dados exige que as organizações de Marketing sejam mais ágeis. Por quê? As organizações de Marketing ágeis são capazes de adaptar os seus esforços de Marketing mais rapidamente e com sucesso, em resposta às mudança de comportamento do cliente, condições de mercado e direção de negócios, aumentando o market share ou o valor para o cliente.

Quando o Marketing consegue prestar contas, facilita a agilidade. Marketing tem tentado adotar métricas de prestação de contas. Na verdade, muitas organizações não têm falta de métricas de Marketing. O que falta é criação de processos e adoção de metodologia e um pouco de tecnologia. A maioria não está satisfeita com a sua gestão de desempenho de Marketing e de capacidade de gerar métricas, especialmente quando se trata de dados, métricas, processos e ferramentas. Falta prover a área de Marketing com infraestrutura –  recursos, processos e dados da organização que o Marketing precisa para criar e entregar valor aos clientes.

Muitas organizações criaram uma função de Operação de Marketing. As tarefas dessas funções variam consideravelmente com a maioria das organizações de operação de Marketing, em relação a pesquisa de mercado, orçamento / planejamento e dados.

Plataformas de Automação de Marketing permitem que Marketing tenha maior controle sobre seus processos.
Operações de Marketing como uma função ainda permanece, literalmente, um território inexplorado, ou seja, poucas organizações têm desenvolvido de maneira formal, processos de Marketing estruturados.

Com a adoção de Sistemas de Automação de Marketing, é possível focar mais em dados, analytics, sistemas e processos. Marketing começa a ter um lado científico, e isso é uma oportunidade para a Operação de Marketing desempenhar um papel mais significativo, comprovando o valor que agrega aos negócios. Dessa forma a função de Operações de Marketing permite que Marketing funcione como um centro de excelência.

Operações de Marketing é a infraestrutura, o mecanismo e o motor que ajuda o Marketing a ter mais agilidade e gerar mais valor para o negócio. Desenvolve e implanta os processos, sistemas, ferramentas e habilidades necessárias para que Marketing gere resultados para os negócios, utilize dados para tomar decisões estratégicas relacionadas aos clientes, ao mercado e aos produtos, fazer correções de curso e, finalmente,  para medir e informar sobre o desempenho da área de Marketing. Excelência operacional no Marketing é o motor para a função de Marketing e o seu papel serve como um canal entre Marketing, Vendas, Finanças e equipe executiva.

Se sua empresa está pronta para criar uma Operação de Marketing totalmente funcional, que irá promover agilidade, gestão de desempenho, permitindo que Marketing funcione como um centro de excelência, então, considere expandir o papel e as funções do Marketing além de orçamento e planejamento e pesquisa de mercado, abrangendo as seguinte atividades:

  • Definição da estratégia e alinhamento das iniciativas, métricas, pessoas e tarefas com os resultados de negócios da empresa;
  • Desenvolvimento e implantação de métricas, infraestrutura e processos de negócios;
  • Definição e gerenciamento de sistemas e ferramentas;
  • Estabelecimento e comunicação das melhores práticas;
  • Gestão do orçamento de Marketing e processo orçamentário;
  • Implantação de tecnologia para apoiar a mensuração de desempenho e relatórios;
  • Trabalho com os líderes de Marketing no desenvolvimento de planos de Marketing;
  • Apoio ao pessoal de Marketing para garantir foco na medição da contribuição para os objetivos de Marketing, estratégias, programas e atividades;
  • Monitoração dos progressos do Marketing contra metas de desempenho e detecção de falhas e problemas.

 

CONTEÚDOS QUE PODEM LHE INTERESSAR:

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0 comments… add one

Leave a Comment