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O Marketing moderno está cada vez mais complexo

O marketing moderno está cada vez mais complexo | Blog da Marketing2go!

Você precisa se adequar já.

O Marketing moderno está cada vez mais complexo. A internet, os dispositivos móveis, as mídias sociais e as ferramentas de análise disponíveis mudaram o panorama do Marketing. No passado recente Vendas ainda era capaz de controlar a maior parte do processo de compra. Agora os clientes é que controlam todo o processo.

Como resultado, Marketing é o maior responsável por grande parte do processo de compra, pois a venda começa com o Marketing: fornecendo educação, mantendo os compradores ativamente engajados e auxiliando Vendas nos fechamentos de negócios. E para que o Marketing tenha êxito, é preciso respeitar seis requisitos: 

1- Ter conhecimento da linguagem corporal digital de seus clientes

Hoje em dia não basta saber quem são os seus clientes e o que eles fazem. É preciso descobrir em quem eles confiam e o que fazem no seu site.

Significa entender como os compradores interagem com o seu conteúdo, rastrear seu engajamento e descobrir suas motivações. É preciso aprender mais sobre seus papéis e responsabilidades, de modo que você possa dizer as coisas certas, no momento certo, para a pessoa certa. E, mais importante, isso significa descobrir o que os influencia, quem são as pessoas em que confiam, para que a comunicação alcance não só os prospects/clientes, mas também os influenciadores do mercado.

2- Ser social e móvel

Pelas estatísticas disponíveis do número de usuários de mídias sociais e pela penetração dos dispositivos móveis, é fácil de entender por que o Marketing precisa ser mais social e móvel.

A cada dia cresce o número de pessoas que querem acessar as ofertas de conteúdo e sites usando suas contas de mídia social (social login). Eles querem compartilhar com os amigos e colegas. Se o Marketing quer ter  sucesso neste ambiente complexo, precisa disponibilizar o seu conteúdo num formato mais fácil de acessar via dispositivos móveis e de compartilhamento social.

3- Utilizar aplicativos integrados

Os aplicativos estão mudando a forma como as pessoas interagem com marcas e como as marcas segmentam seus compradores. O problema com esta especialização é que existem muitos aplicativos que vivem praticamente isolados. É preciso haver um maior grau de padronização. São necessários aplicativos que se integrem, possibilitando que falem uns com os outros e se conectem. Os profissionais de Marketing não podem ficar remendando dados e resultados diferentes a partir de um número cada vez maior de aplicativos.

4- Utilizar bancos de dados e ferramentas de análise

Se você lida com Marketing, já sentiu que o volume de dados é grande. De acordo com a IBM, 90% dos dados do mundo foram produzidos nos últimos dois anos. Imagine o quão complexo será mexer com dados no futuro.

Os profissionais de Marketing precisam transformar dados em informações úteis, rastreando o alcance do Marketing, a velocidade dos leads ao longo do ciclo de compra/venda, as taxas de conversão em cada estágio do ciclo e obtendo uma visão clara do processo de compra (rotas, pontos de contato, conteúdo acessado). Resumindo: Marketing precisa saber quais campanhas funcionam, o quanto funcionam e como se comparam com outros tipos de campanhas internas ou em seu segmento.

5- Ser colaborativo

Marketing e Vendas precisam funcionar mais alinhados, voltados para os mesmos objetivos. É preciso determinar a contribuição de Marketing e Vendas no alcance dos objetivos da empresa. Isso significa que Marketing deve ajudar Vendas a fechar negócios. Profissionais de Marketing precisam encaminhar leads mais qualificados, fornecer perfis mais completos a respeito de seus interesses e ajudar Vendas a engajar leads com conteúdo pertinente e qualitativo.
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Alinhe os relatórios para o CEO, fornecendo números através de métricas tangíveis como prova de que os objetivos estão sendo perseguidos Vendas e Marketing.

6- Ser integrado

É preciso integrar plenamente Automação de Marketing e CRM. Isso permite que Vendas identifique não só uma ordem de hierarquia para abordagem de leads, mas também obtenha informações-chave de comportamentos online que nortearão abordagens mais relevantes. Quando os dados disponibilizados são os mesmos entre CRMs e Sistemas de Automação de Marketing,  o nível de confiança é mantido e o valor destas ferramentas de capacitação aumenta. 

O complexo está em integrar tudo isso. O processo é sempre trabalhoso, mas vale a pena no final.

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