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Checklist para o Departamento de Marketing B2B

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Profissionais de marketing estão sob pressão para oferecer leads de alta qualidade para o pessoal de vendas. Isso, juntamente com a necessidade de se manter a par do papel das mídias sociais, continua sendo um desafio para a maioria.

O Marketing precisa gerar mais tráfego, construir a marca, melhorar o conteúdo, aumentar as conversões, focar melhor o alvo, descobrir essa coisa de mídia social, provar o ROI, e muito mais. Para as empresas B2B, a falta de pessoal e de recursos é o desafio número um segundo pesquisa do MarketingSherpa para o sucesso do marketing.

Analise algumas resoluções de internet marketing que você pode otimizar :

Planejamento
Entenda o seu público-alvo, saiba por que eles compram, quais são suas dores, por que eles precisam de seu produto ou serviço, realize pesquisa para definir melhor a persona do comprador.

Reavalie a proposta de valor da sua empresa, o que o faz ser diferente, como você comunica a sua singularidade; tenha uma reunião com sua equipe executiva, e se assegure de que o que você vende e como você vende estão na forma correta.

Otimização junto aos mecanismos de busca (Search Engine Optimization)

Atualize sua estratégia de SEO; reavalie as palavras-chave que seus compradores usam para encontrar você, e faça os ajustes de conteúdo para refletir essas palavras-chave.

Se você usa, pare de usar sistemas automatizados de construção de links. Utilize um profissional para começar a criar conteúdo exclusivo para blogs e sites de alta qualidade.

Pesquisa paga Pay-per-Click

Compreenda os termos de pesquisa que as pessoas usam para encontrar você e clicar no seu anúncio. Avalie os relatórios de alinhamento de consulta de pesquisa (matched search query) para se assegurar de que as palavras-chave estejam alinhadas com os seus produtos, em seguida, proceda aos ajustes e tire vantagem das palavras-chave negativas.

Repasse cada campanha, e reavalie o seguinte: integração de website Analytics com Adwords, sitelinks, regras de lances automatizados, insights de palavras-chave, etc. Atualize-se a respeito dos novos recursos disponíveis no Adwords. Entendê-los e aumenta a sua eficácia na busca paga.

Arquitetura de conversão 

Teste as landing pages (páginas de destino) para a conversão: títulos, chamadas à ação (CTAs), ofertas, etc. Utilizando testes A / B, você pode aumentar significativamente as taxas de conversão das páginas de destino. Mantenha poucos campos de formulário a serem preenchidos.

Assegure-se  de que quando o público clica em anúncios que levam a landing pages, essas páginas incluam fatores de confiança no conteúdo, como: branding corporativo, testemunhos, estudos de caso, logotipos de associações e link para política de privacidade.

Tire proveito de um design limpo para o seu site, ou pelo menos, garanta que o seu site e páginas de destino sejam adaptadas para mecanismos móveis. O futuro nos aguarda, e é móvel.

On-line Display

Melhore a eficiência e alcance das mensagens, considerando a compra de campanhas através de um DSP (demand side plataform), aproveitando a licitação  em tempo real e dados de terceiros para melhor direcionamento.

Um imperativo para aumentar as conversões é utilizar o redirecionamento ou remarketing para trazer o público de volta para o seu site ou página de destino, com uma oferta especial só para eles.

Vídeo Marketing

O vídeo é uma tática de marketing comprovada que aumenta o engajamento e as taxas de conversões. Inclua vídeo em seu site e página de destino, e mostre o seu serviço em ação; inclua gráficos em movimento, bem como uma locução poderosa para atrair a atenção.

Utilize o controle de eventos dentro de Google Analytics para medir as peças de vídeo;  utilize o rastreamento de eventos para medir todos os seus downloads de conteúdo e outras atividades no site.

Mídias Sociais

Se você não está postando conteúdo ativamente, engajando seus prospects e medindo sua atividade, reexamine suas necessidades e prioridades, seja repensando sua estratégia ou terceirizando. Saiba que os prospects não gostam de ver um uso limitado do Twitter, ou mesmo um blog atualizado raramente. Pense nisso.

Você está medindo a sua atividade social corretamente? Você precisa provar que seus esforços estão surtindo efeitos positivos!

Estratégia de Conteúdo

Avalie todos os seus white papers e ativos de conteúdo. Eles estão visando o público certo? Quais são seus objetivos de conteúdo? Reveja seus calendários editoriais e mapeamento de conteúdo. Tenha um plano para promover este conteúdo através de pesquisa, display e mídias sociais. Nós podemos ajudá-lo com isso.

Para 2013, reveja suas fontes internas e, se necessário, considere a terceirização de estratégia de conteúdo. Ah, e que ela não inclua apenas o planejamento e escrita, mas os elementos promocionais e de SEO do marketing de conteúdo também.

Analytics

Entenda o real valor do Google Analytics; aproveite a multiplicidade de relatórios e segmentações avançadas de audiência. Por quê? Somente com essas ferramentas você poderá determinar a eficácia de seu site uma vez que você tenha definido suas metas de conversão e suas métricas de sucesso.

Finalmente, não fique só na revisão dos dados sem ter um plano de ação para implantar melhorias. Não é o que os números dizem, mas como você utiliza esses números para aumentar as conversões e receitas. Certo?

CHECK UP QUE PODE LHE  INTERESSAR:

"Check-up de Marketing – Como anda a saúde de Marketing da sua empresa?".

 

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