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10 iniciativas para sua empresa se preparar para a Automação de Marketing

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A taxa de adoção de sistemas de Automação de Marketing está crescendo significativamente nos mercados mais desenvolvidos e dando seus primeiros passos no Brasil, onde empresas mais antenadas estão começando a utilizá-los.

Estas 10 iniciativas são um ponto de partida que auxiliarão sua empresa a selecionar e  implantar  um Sistema de Automação de Marketing.

1 – Identifique as necessidades de melhoria no desempenho de Marketing e Vendas – Por que a empresa está procurando por um Sistema de Automação de Marketing? 

  • Marketing, Vendas e os objetivos estratégicos da empresa não estão alinhados?
  • Os processos estabelecidos estão trazendo resultados abaixo dos esperados?
  • A quantidade e a qualidade de leads gerados é baixa?
  • A empresa precisa diminuir o ciclo de vendas?
  •  O número de leads convertidos em clientes é baixo?
  • Cross e up-selling não estão gerando a receita incremental que deveriam?

Se sua empresa se encaixa em qualquer uma das situações acima, antes de mais nada, ela precisa:

  • Estar aberta a revisão e implementação de novos conceitos e processos;
  • Comprometer-se a alocar recursos financeiros e mão de obra suficientes para o projeto.

2 – Crie um projeto

Antes de lançar um projeto, certifique-se que dois pontos fundamentais estejam mais que claros e sejam efetivamente implementados:

  • O envolvimento e a nomeação de líderes das áreas que farão parte do projeto deve-se dar ao início do planejamento/processo decisório para garantir seu entendimento e adoção  plena (Vendas, Pós Vendas, Serviços ao Cliente, TI);
  • A alta direção deve assegurar que o que for determinado comumente será cumprido por todos os envolvidos.

3 – Conduza uma avaliação interna

  • Pergunte a cada área envolvida quais pontos os afetam mais hoje e entenda o que efetivamente poderia ser feito para melhorar cada um deles;
  • Consolide o feedback e o apresente aos responsáveis pela validação e priorização.

4 – Valide e priorize conclusões com a alta direção

  • Resuma e analise os resultados da avaliação;
  • Realize um workshop para apresentar os resultados;
  • Valide os drivers de negócio com os presentes;
  • Roteirize o processo inteiro; você vai utilizá-lo mais vezes para outros pontos.

5 – Documente processos e requisitos

  • Defina os processos “tal como estão” (fluxograma);
  • Defina os processos “a serem aperfeiçoados /desenvolvidos” (fluxograma);
  • Traduza em requisitos de negócios.

6 – Avalie a tecnologia e os recursos humanos disponíveis

  • Entenda o que sua empresa necessita de uma plataforma de Automação de Marketing;
  • Conheça as características e o que oferecem os principais players do mercado ou peça auxílio a quem conhece para defini-los;
  • Elabore um scorecard para avaliá-los e valide-o com as áreas envolvidas;
  • Requisite uma demonstração a cada fornecedor;
  • Avalie e defina a plataforma a ser utilizada;
  • Entenda se há necessidade de auxílio externo:
  • Defina a composição da equipe responsável (interna+externa);

7 – Desenvolva um business case para obtenção de recursos

Considere todos os custos, economias e oportunidades de receitas incrementais futuras. Compare os dados atuais versus as projeções.

Projete o custo total de propriedade para os próximos três anos.

8 – Selecione os fornecedores e negocie o contrato de fornecimento

  • Entenda quais termos são flexíveis e quais não são;
  • Entenda até onde vai o envolvimento de cada empresa dentro do projeto;
  • Considere o envolvimento de integradores caso sua TI não esteja disponível para tal (APIs para CRMs, conectores com mídias sociais e afins);

9 – Prepare a empresa para a mudança

  • Incentive e mantenha os líderes de projeto ativos e “evangelizando” suas áreas desde o início das discussões;
  • Considere a necessidade de implantar um processo de “gerenciamento da mudança”;
  • Mensure o progresso e faça as correções de rotas necessárias.

10 – Implante o sistema em etapas

O processo de implantação deve ser progressivo, portanto, não atropele as etapas. Você conhece o ditado:  aprenda primeiro a engatinhar para depois a andar e por fim correr.

  • Valide os resultados para priorizar as ações, determinar os recursos e construir roteiros do projeto.

A 2GetMarketing2Go pode auxiliar na escolha da solução mais adequada entre suas necessidades e o orçamento disponível. Além disso, pode contribuir no planejamento do projeto, na implantação da plataforma e no treinamento dos envolvidos, realizando desde uma consultoria pontual até a operacionalização total ou parcial do projeto.

Consulte-nos sem compromisso!

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