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Seis passos para melhorar a gestão de Operações de Marketing – Parte 2

6passos

 

Este post é uma continuação do post Seis passos para melhorar a gestão de Operações de Marketing – Parte 1, onde foram descritos os três primeiros passos.

Dando continuidade apresentamos os três últimos passos:

4 – Simplificar e automatizar fluxos de trabalho de Marketing

Os profissionais de Marketing precisam definir processos uniformes e templates para simplificar a comunicação interna e externa.  Uma equipe que conta com ferramentas online gerenciando o fluxo de trabalho é capaz de aumentar seu desempenho sensivelmente. Imagine como seria mais fácil se os envolvidos em um determinado projeto compartilhassem relatórios comuns, com os pontos a serem tratados, timing, responsabilidades, dados centralizados e integrados com as demais áreas.

5 – Controlar os ativos de Marketing e melhorar a reutilização

Muito tempo, esforço e dinheiro são desperdiçados devido à incapacidade do Marketing em controlar e gerenciar seus ativos. Tradicionalmente, todo tipo de material é espalhado por vários locais: sejam regiões geográficas, equipes de produtos ou até mesmo de agências externas. Uma quantidade significativa de tempo, dinheiro e esforço  é desperdiçada cada vez que é necessário refação de algum material.

Marketing precisa criar um repositório que abrigue todos os seus ativos e forneça acesso controlado aos funcionários e parceiros. Por exemplo, ao instituir um modelo de template de peças publicitárias, o departamento de Marketing pode eliminar custos gráficos de produção e atrasos relacionados com a modificação de material de escritório, peças de comunicação dos clientes e artigos promocionais.

6 – Gerenciamento de marcas

Marketing precisa gerenciar suas marcas, garantindo consistência e expressão ao definir diretrizes para agências de comunicação.

Muitas vezes se investe uma quantia significativa de dinheiro e esforço na produção e distribuição de material impresso. Além de a informação apresentada ficar ultrapassada rapidamente, caracteriza uma postura não mais condizente com as demandas atuais,  deixando clara a “comunicação unidirecional a partir da sede da empresa para os mercados.

Mudanças nos processos podem gerar grandes benefícios

Alcançar eficiência requer uma combinação de habilidades de Marketing e gestão de operações. O maior obstáculo para atingi-las é avaliar a situação atual de uma forma objetiva. Portanto, antes de se apressar em executar “a próxima grande coisa” crie um ambiente que estimule o diálogo com sua equipe, identifique as áreas de oportunidades e defina objetivos e resultados.

Ao aproveitar a tecnologia, os objetivos de Marketing podem ser claramente definidos em termos quantitativos (números concretos) e o ROI pode ser facilmente calculado, garantindo mais transparência às operações de Marketing.

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