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Processos e Operação: chaves para profissionais de Marketing

Processos e Operação: chaves para profissionais de Marketing | Blog da Marketing2go!

 

Pressão intensa devido ao cenário dinâmico

Em recente conferência com um grande número de empresas no Mercado norte-americano, a McKinsey detectou que os CMOs estão sob pressão intensa, devido ao alto nível de preocupação com as mudanças que estão tendo que implantar em suas operações.

São pressões advindas dos esforços necessários para iniciar atividades de mobile marketing, gerenciar as atividades nas mídias sociais ou integrar Marketing e TI em um site de última geração.

Isto não está acontecendo por acaso. As mudanças não ficam restritas apenas ao marketing estratégico, mas também em cada detalhe das operações. Para mudar a perspectiva de um lead (do engajamento inicial, passando pela nutrição e culminando com a venda) são necessárias boas doses de alinhamento e coordenação entre Marketing, Vendas e Serviços – e entre como tudo isso se integra na estratégia de oferta da marca. Quem planeja a experiência do cliente? Como a TI e os requisitos de entrega são custeados e geridos? Quem é responsável por quais métricas? Estas questões são apenas o início dos pontos de transformação envolvidos.

As interações digitais necessitam de grande trabalho analítico para desenvolver a lógica que disponibilize o conteúdo adequado na hora certa. As mídias sociais requerem tomadas de decisão em tempo real com base em dados não estruturados e muitas vezes precisam ser executadas por meio de pessoas que estão na linha de frente da interação. Os dispositivos móveis exigem uma coordenação entre um grande número de envolvidos – operadoras de telefonia, fornecedores de mídia, proprietários de sistemas operacionais – bem como dados pessoais, contextuais e relacionados a localização, para poderem gerar qualquer programa de engajamento com escalabilidade. Colocar pessoas capacitadas e recursos no lugar certo, não só irá ajudar as marcas a desenvolverem estratégias de interação corretas, mas também disponibilizar uma ampla gama de opções que podem ser exploradas.

O Marketing está tendo que forçar as empresas a chegarem ao ponto de ruptura de suas estruturas organizacionais atuais, processos e tecnologias. Foi citada a necessidade de se criar/adicionar novas funções na área de Marketing, criar e adotar fluxos de trabalho mais específicos para os diferentes tipos de engajamento com leads, criar mecanismos de coordenação entre funções e linhas de negócio e padronizar a adoção de um conjunto comum de ferramentas de tecnologia. Eles estão repensando o relacionamento com suas agências,  o mix de ações que eles escolhem executar internamente ou externamente e a terceirização de serviços com consultorias.

Isto está longe de ser uma tarefa simples para empresas que historicamente têm seu Marketing mais focado em conteúdo do que em processos. Os profissionais de Marketing não estão acostumados a dar foco em processos, muito menos em  otimizá-los quando comparados com as exigências normalmente feitas em outras áreas de produção. Praticamente todos os cursos das escolas de negócio apresentam Marketing e Operações como partes totalmente distintas. Está na hora de acordar para a nova realidade!

A pressão para adotar uma postura mais "processual" está atingindo Marketing e Vendas. Criatividade não é mais entregue em anúncios simples –  requer a habilidade de execução multifacetada. Histórias de grandes marcas ganham vida apenas quando podem ser entregues através de tudo que o consumidor experimenta. Os custos de toda essa complexidade podem aumentar rapidamente e ficarem fora de controle. Para ter eficiência, escala, execução e manter os custos bem administrados, sua empresa precisa adotar um sistema de Automação de Marketing.

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