var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(lrs, s); })(); window.intercomSettings = { ... // TODO: Add any extra data you want in Intercom to your intercomSettings "avatar_set": true, "friend_count": 32, "app_id": "w1sryv7i" }

Prestando contas e cumprindo a agenda estratégica

Prestando contas e cumprindo a agenda estratégica | Blog da Marketing2go!

Oportunidades

Hoje em dia Marketing tem grandes oportunidades para demonstrar sua responsabilidade e desempenhar um papel mais influente na mesa de estratégia da empresa.

Para isso, ele precisa alinhar suas prioridades com a agenda estratégica da empresa.

O ecossistema de Marketing envolve metodologias como o alinhamento de mensagens, a construção de propósito e a visão compartilhada de governança que visa ajudar a organização "construir a marca."

Com estas metodologias, pode-se desempenhar um papel vital, vinculando estratégia à execução. Talvez o mais importante, seja por meio da educação e socialização, tentar adotar novas iniciativas de Marketing que promovam mudanças dentro e fora da área,  visando superar o caos existente em muitas empresas (a ambivalência dos funcionários, confusões, resistências e até comportamentos passivo-agressivos que podem acabar, de forma não intencional, sendo transferidos para os clientes, parceiros, imprensa, analistas e outros públicos-alvo.

Em suma, o que chamamos de operações de Marketing (MO) pode mudar a percepção das empresas, fazendo-as transmutar a imagem atual de Marketing como centro de custo consumidor de recursos para a imagem de um parceiro de valor estratégico.

Veja a seguir, alguns exemplos de como as operações de Marketing podem impactar no cumprimento de agendas estratégicas empresariais e na prestação de contas de desempenho:

Gerar inovação e alinhamento das mensagens

Muitas empresas sofrem por que suas equipes de vendas não conseguem articular propostas de valor de seus produtos e serviços de forma clara e eficiente.

Muitas vezes, executivos da alta direção têm perspectivas conflitantes sobre a estratégia de posicionamento e o modelo de vendas. Através da metodologia utilizada nas operações, Marketing torna-se responsável, assumindo a liderança no planejamento de estratégias de negócios, elaboração de planos de ação e facilitando a colaboração para criar valor.

Desenvolver a visão como ferramenta de resultados

Muitas empresas não conseguem avançar em seus objetivos, pois, fundamentos essenciais como visão, missão e valores ou são mal definidos/articulados ou são impostos nas equipes por um CEO ou outra figura de autoridade, sem uma oportunidade de discussão da ideia.

O conceito das metodologias utilizadas em operações de Marketing podem ajudar a construir propósitos comuns e visão, garantindo que haja envolvimento de todos os participantes-chave,  fundamentais para transformar visões em realidade.

Trazer disciplina para governança de Marketing

A difusão do conhecimento através de relações públicas, comunicações de Marketing e outros veículos é um ativo importante que constrói a reputação, cria receptividade, gera atratividade de compra, aumenta o valor da marca e a liderança de mercado.

A Hewlett-Packard estima que cerca de 40% do seu valor é resultado de sua marca – mais do que qualquer outro fator, até mesmo financeiros. No entanto, muitas empresas ou negligenciam o desenvolvimento do “mindshare” ou comunicam uma imagem não alinhada, quando se experiencia os produtos ou serviços da empresa.

Além de ser fundamental na era da transparência corporativa, a metodologia de operações de Marketing permite que a comunicação não seja apenas geradora do discurso, mas refletora real do que a empresa representa, com autenticidade.  As empresas que cumprem o que prometem podem manter-se na mente dos consumidores ao longo do tempo.

Ganhar adesão para novas iniciativas de Operação de Marketing

Como já foi comentado antes, operações de Marketing constituem uma disciplina relativamente nova.

Não é geralmente bem compreendida pela maioria dos profissionais de Marketing. Diferentes empresas adotam definições diferentes. Trazer o conceito de operações de Marketing para a uma organização implica em mudar o modus operandi.

Para implantá-lo, são requeridas educação e socialização, a fim de que se obtenha compreensão e aceitação. As partes interessadas precisam entender por que é importante, o que esperar e como eles terão de apoiá-lo para torná-lo bem sucedido.

Posts relacionados:

Você sabe o que são Operações de Marketing?

Processos e Operação: as palavras-chave no vocabulário do profissional de Marketing

White papers que podem lhe interessar:

SINAIS DE FALTA DE ALINHAMENTO ENTRE MARKETING E VENDAS

7 PASSOS PARA ALINHAR MARKETING E VENDAS

*Este post foi adaptado de algumas leituras do site www.mopartners.com, de Gary M. Katz, CEO da Marketing Operations Partners.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0 comments… add one

Leave a Comment