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Operações de Marketing: mudanças de paradigma no approach de Marketing

Operações de Marketing: mudanças de paradigma no approach de Marketing | Blog da Marketing2go!

Definições para quem está chegando

Por definição, operação significa uma série de trabalhos ou tarefas compostas por um ou mais elementos ou sub-tarefas. Duas ou mais operações relacionadas constituem um processo. Em marketing, dezenas e dezenas de operações são necessárias para transformar ideias criativas em mensagens de marketing e colocá-las na frente dos clientes.

A função de marketing é feita de forma exponencial, complexa, distribuindo recursos. Portanto, podemos pensar nessas operações inter-relacionadas como a cadeia de valor de marketing, que é composta de planejamento, criação, produção, distribuição e medição.

Historicamente a atividade de marketing sempre foi difícil de ser mensurada e seus investimentos justificados. Mas estes dias não voltam mais. Atualmente a área de Marketing está sendo pressionada a comprovar resultados de cada centavo investido. Como isso está sendo feito? Juntando pessoas capacitadas, tecnologia apropriada e processos bem planejados e alinhados.

Operações de Marketing é uma disciplina que utiliza processo, tecnologia, mensuração e recursos humanos para melhorar eficiência e eficácia do Marketing. Nos últimos anos, muitas funções de operações de marketing têm se dedicado a apoiar os processos complexos que normalmente afetam a execução do marketing e fornecer as bases para a tomada de decisões.

A disciplina de Operações de Marketing está relacionada a gestão de desempenho, gestão financeira, planejamento estratégico, gestão de recursos de marketing e avaliação de competências.

Principais pontos hoje

O que está sendo discutido nos eventos mais importantes pelo mundo:

  1. Alinhamento se torna estratégico. O tópico de alinhamento entre vendas e marketing nunca envelhece. Mas a conversa foi além das questões táticas (leads qualificados pelo marketing e leads aceitos por vendas, taxas de conversão e handoffs) para preocupações mais estratégicas, como o desenvolvimento de uma abordagem de gestão integrada do funil com Vendas. As pessoas querem avançar além da discussão sobre "qual departamento é dono de quê" para se concentrarem em uma visão holística do funil. Outras áreas de interesse incluem a forma de melhorar o planejamento conjunto e otimizar a nutrição.
  2. A mensuração vai além do ROMI (retorno sobre o investimento em marketing). Profissionais de Operações de Marketing entendem que a mensuração é uma área crítica que se enquadra no seu domínio e está evoluindo para um esforço de alto nível para ir além de métricas táticas visando avaliar o impacto nos negócios. O objetivo do esforço das operações de marketing é obter um fluxo contínuo de dados entre sistemas e determinar a melhor forma de alavancar a inteligência de mercado e percepção de dados para gerar negócio, ao invés de se voltar exclusivamente a medir o ROI de marketing.
  3. Os papéis entre CMO e CIO se mesclam. Há muita discussão em torno da intersecção de Marketing e de TI, uma vez que Marketing está cada vez mais investindo em tecnologia. Profissionais de Operações de Marketing estão falando sobre estratégias para alavancar o capital do orçamento de TI para novos sistemas; discutem onde Marketing deve agir sozinho e onde Marketing e TI devem colaborar entre si e onde os técnicos devem atuar na empresa.
  4. Operações de Marketing estão em evolução. Profissionais de Operações de Marketing estão olhando para o futuro, especulando sobre a forma como os seus papéis podem mudar. Estão experimentando a consolidação das operações entre marketing e vendas; decidindo como priorizar novas responsabilidades, como estruturar o pessoal das equipes e medir o sucesso, bem como identificar os riscos que terão pela frente para as equipes que não construírem sua credibilidade como um recurso estratégico. Fala-se sobre como o papel será ampliado para incluir habilidades de globalização, estratégia de Marketing e fornecimento de insights.
  5. Operações de Marketing ajudam a liderar a mudança. Com as grandes mudanças que varrem as empresas, alterações no comportamento dos compradores, adoção de novas tecnologias e novas estruturas organizacionais, surge uma oportunidade para que a disciplina / área de Operações de Marketing assuma um papel enorme na gestão da mudança. Profissionais de Operações de Marketing desejam alavancar novas tecnologias, gerando impacto significativo sem causar distração. Buscam melhores processos, integração e querem ter uma visão mais estratégica de planejamento e execução para que os esforços de marketing sejam mais alinhados aos objetivos do negócio.
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