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Automação de Marketing: operar com recursos internos, externos ou compartilhados?

interno, terceirizado ou compartilhado?

Quando uma empresa decide pela adoção de um Sistema de Automação de Marketing, muitos se perguntam se é melhor terceirizar a operação ou realizar internamente. Na 2getmarketing2go achamos que independentemente de se fazer interna ou externamente, a empresa sempre tem que controlar a estratégia de geração de demanda (que é uma coisa diferente de geração de leads), não podendo deixar totalmente a cargo de terceiros.

Quanto à operacionalização, esta pode ser realizada totalmente terceirizada, compartilhada parcialmente, ou sem a participação de terceiros. Pode ser uma decisão temporária ou permanente. Em geral a inteligência é o elemento insubstituível em uma organização, todas as outras funções são candidatas à terceirização.

Se o seu plano é começar terceirizando e gradativamente ir internalizando os serviços, podemos elaborar um plano em conjunto.

Quando terceirizar sua operação de Automação de Marketing

  1. Quando não é o núcleo principal do seu negócio;
  2. Quando a velocidade de implantação é uma questão crítica;
  3. Quando o tempo necessário a capacitação e formação de pessoas for demorado;
  4. Quando você precisa provar o sucesso para sua equipe de gestão ou a Diretoria, antes de se comprometer com uma estratégia de longo prazo;
  5. Quando você não consegue encontrar as pessoas certas para contratar ou treinar internamente ou quando o turn over exigir;
  6. Quando a relação valor gerado e custo de uma equipe externa se mostrar melhor do que a de uma equipe interna;
  7. Quando você tem a capacidade de gerenciar o fornecedor e responsabilizá-los por resultados;
  8. Quando a empresa precisa de mais flexibilidade/agilidade em função de ciclos de negócio e mudanças de processos;
  9. Quando a empresa terceirizada é uma parceira altamente confiável, ética e responsável;

Quais são as características do fornecedor/parceiro que você deve procurar?

  1. O fornecedor possui uma boa metodologia;
  2. Possui experiência com um determinada ferramenta;
  3. Alguém com presença local e suporte;
  4. Suporte remoto confiável;
  5. Ofereça serviços de treinamento;
  6. Alguém que possa ajudá-lo a planejar a implantação antes de comprar a tecnologia.
  7. Alguém que possa fazer um pequeno projeto piloto antes de você se comprometer com grandes custos.

Quando se capacitar internamente para operar a Automação de Marketing

  1. Quando Automação de Marketing for essencial para o seu negócio, como quando Marketing detiver a quota de vendas ou o pessoal de Marketing for compensado com base na geração de receitas;
  2. Quando existirem necessidades especiais que o terceirizado não tem capacidade de suportar;
  3. Quando a empresa se comprometeu com o sucesso a longo prazo e entende que Automação de Marketing é parte de uma iniciativa maior de mudança de gestão;
  4. Quando a empresa tem uma equipe interna estruturada e capacitada a gerenciar uma equipe de especialistas;
  5. Quando é necessário ter um controle mais rígido dos custos;
  6. Se a empresa estiver fornecendo serviços de Marketing para um cliente externo.

 

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