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7 razões para terceirizar seu marketing

7 razões para terceirizar seu marketing | Blog da Marketing2go!

Mudanças no Marketing

Antes de abordar as razões específicas para terceirizar o marketing, é preciso entender algumas mudanças ocorridas no ambiente de Marketing.

  • Jornada do Comprador

A forma de comprar mudou: em média, no B2B, mais de 70% do ciclo de compra é feito sem que um comprador queira falar com um vendedor (SiriusDecision). Em 2020, 85% das interações entre empresas e compradores serão realizadas sem intervenção humana (Gartner). Cabe à área de Marketing atrair, engajar, educar e qualificar os leads até que estejam maduros para serem encaminhados para Vendas.

  • ROI do Marketing

O sonho dos CEOs é que os profissionais de Marketing assumam mais responsabilidade pela experiência de compra do cliente, levando-os a serem responsáveis pela maior parte do ciclo de compras e a comprovarem o ROI dos investimentos realizados. A maior lacuna dos profissionais de Marketing digital é a mensuração das atividades de Marketing – mostrar o retorno sobre o investimento. Os CEOs pedem isso há anos, mas muitas áreas de Marketing não estão preparadas. Os profissionais devem trabalhar ao longo do ciclo de compra do cliente, para oferecer experiências personalizadas e relevantes em todos os pontos de contato durante toda a jornada do comprador, sempre e onde houver um contato. Isso será fundamental para a sobrevivência.

  • Tecnologia de Marketing

É necessário entender quais as melhores tecnologias para se desenvolver projetos de geração de demanda e rastrear / automatizar os processos de Marketing. Um estudo anual realizado por Scott Brinker – denominado “Marketing Technology Landscape”, que começou em 2011, identificou 100 empresas de tecnologia de Marketing. Em 2012 ele identificou 350 e, em 2014, 947 fornecedores, e agora em 2015, 1.876 empresas em 43 categorias de tecnologia de Marketing. Marketing e TI ficando mais próximos em 3,2,1…

  • Lacunas

Existem enormes lacunas em empresas que querem criar boas experiências ao cliente conectado. Lacunas em capacitação de pessoas, em estratégia e na adoção de tecnologias facilitadoras. Essas lacunas são diferentes para cada empresa, mas nas de pequeno e médio porte é onde as lacunas tendem a ser maiores.

Os requisitos para a adoção de uma estratégia de Marketing digital robusta exigem pessoas altamente qualificadas com a capacidade de entender a estratégia, a tecnologia envolvida e que possuam perspicácia financeira. Os profissionais de Marketing são confrontados com a complexidade crescente do mercado e dos clientes que servem. Lutam para manter o ritmo em relação aos concorrentes, à proliferação de canais e parceiros, com a falta de talentos qualificados e dos recursos de que necessitam.

As razões para terceirizar seu Marketing

A terceirização não é uma moda passageira, mas claramente uma mudança de paradigma que pode mudar um modelo de negócio para melhor, utilizando recursos de fora da organização para executar tarefas específicas.

  1. Falta de Especialização – A fragmentação do Marketing em diversas disciplinas torna difícil para qualquer departamento comercial ou de Marketing possuir funcionários proficientes em todas as áreas. Contudo, quando se utiliza de consultores e terceirizados, a empresa ganha acesso a profissionais com habilidades muito específicas e alinhadas às suas necessidades.
  2. Escalabilidade – As mudanças constantes e rápidas no ambiente e nos processos de trabalho causados pelo clima econômico e legislação, podem tornar difícil admitir e demitir funcionários, conforme necessário. A parceria com uma empresa forte de consultoria de Marketing permite que a empresa seja muito mais flexível, e obtenha rapidamente as pessoas necessárias na hora adequada, em função do ritmo do mercado.
  3. Menor Custo Operacional – Embora seja verdade que terceirização de qualidade não seja barata, ainda há enorme economia ao se reduzir os custos fixos indiretos, tais como espaço de escritório, salários, benefícios, recrutamento, contratações e despesas variáveis tais como treinamentos e encargos trabalhistas.
  4. Menor Rotatividade – Funcionários de nível médio normalmente ficam entre 1 a 3 anos antes do começarem a procurar outra posição. A rotatividade tornou-se uma norma no mundo empresarial de hoje. O emprego de consultores e terceirizados elimina esse tipo de problema.
  5. Perspectiva independente – Muitas vezes os funcionários tornam-se tão próximos de uma marca, projeto ou campanha que fica difícil dar um passo atrás e obter a perspectiva de um prospect. Profissionais terceirizados podem trazer novas visões para marcas e campanhas que a empresa pode ter perdido ou nunca tenha chegado a considerar.
  6. Melhorar o foco no negócio – As atividades que costumam demandar mais tempo em um negócio geralmente são as que o pessoal interno possui menos habilidade na execução. A terceirização pode ajudar as empresas, liberando o pessoal interno para que se concentre em outras áreas.
  7. Agilizar lançamento de campanhas – Se tempo é dinheiro, então possivelmente o benefício mais valioso de uma terceirização de Marketing é obter maior agilidade nos projetos de geração de demanda. Quando se contrata um consultor para um projeto específico, essa é a prioridade. Por isso é provável que se obtenha a melhor relação entre qualidade/tempo possível, de modo que se possa ver os benefícios dos esforços de Marketing mais cedo.

Se a terceirização do Marketing é algo que você gostaria de explorar mais profundamente, a marketing2go pode ajudar a sua empresa. Temos uma equipe de profissionais próprios e parceiros altamente experientes em diferentes indústrias e áreas de especialização que estão prontos para trabalhar em suas necessidades específicas. Entre em contato conosco para uma conversa sem compromisso.

 

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