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Marketing: menos promoção e mais informação

marketing de conteúdo

Em marketing, empresas que adotam as melhores práticas utilizam-se de uma estratégia que começa a inaugurar uma nova era: a da diminuição da promoção em favor da informação.

De acordo com pesquisa realizada pelo Google, em 2010, os consumidores consultavam 5,3 fontes de informação antes de fazer uma compra. Em 2011, apenas um ano mais tarde, eles estavam consultado 10,4 fontes. Isso ocorre não pela falta de julgamento deles para tomar decisão, mas simplesmente porque as informações se encontram disponíveis por toda a internet. Trata-se de uma guerra de informação. Esta é uma das explicações do crescimento do chamado marketing de conteúdo.

Mudanças simultâneas em como, por que e quanto de informação os clientes consomem alteraram profundamente a fórmula do sucesso para as empresas. As marcas não podem sobreviver através de berros e depender exclusivamente de táticas de outbound marketing anacrônicas ou mesmo de vídeos malucos que precisam de reza para se tornarem virais. Eles não podem enviar um e-mail a cada dia, proclamando que eles estão com a “maior venda do mundo!” Eles não podem simplesmente reescrever uma parte do catálogo online e esperar que o Google envie clientes para o site.

Os clientes estão mais curiosos e mais desconfiados do que nunca. A única maneira de ter sucesso nesse ambiente é alterar o objetivo de marketing de vender para ajudar. Quando você ajuda um cliente, ele tende a se tornar um cliente para toda a vida. As marcas vão se concentrar em tornar o marketing indispensável.

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