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O impacto da tecnologia nos processos de Marketing

O impacto da tecnologia nos processos de Marketing | Blog da Marketing2go!

Tecnologia. Tecnologia em toda parte

A invenção da web foi essencialmente o Big Bang do Marketing moderno. Produziu uma explosão de novas expectativas nos clientes e oportunidades de diferenciação – web, pesquisa, social, mobile etc. – que continuam a se expandir. A cada ano, novas inovações disruptivas surgem em nosso mundo conectado, digital, como fundições de estrelas, nascendo novas expectativas e potenciais vantagens competitivas.

Um profissional de Marketing tradicional tem duas opções: aceitar e adaptar-se, ou tornar-se irrelevante e desempregado. Para evoluir e preparar melhor sua empresa nessa nova paisagem, é necessário compreender, aceitar e mergulhar no novo cenário tecnológico direcionado por dados. Isso não significa abandonar tudo o que foi aprendido sobre Marketing ao longo das últimas décadas. Significa tomar apenas as estratégias e táticas mais importantes e vantajosas do Marketing clássico e adaptá-las e aplicá-las ao mundo digital.

Segundo Scott Brinker, a tecnologia evolui exponencialmente, enquanto que as empresas e pessoas evoluem absorvendo as mudanças tecnológicas logaritmicamente.

Nas escolas, a lacuna entre os programas dos cursos de Marketing atuais e a realidade de negócios é tão grave que é absolutamente deprimente. Os professores titulares que fizeram seu nome na era não-digital estão achando difícil, talvez impossível, reinventar décadas de material de ensino comprovado e ajustar-se ao mercado. Em alguns casos, pode demorar vários anos para obter uma nova classe aprovada através de um sistema de acreditação. O cenário está mudando tão rápido que é difícil criar um currículo estável.

Mudanças necessárias

Os líderes de Marketing eficazes precisam se tornar agentes de mudança e procurar impulsionar a inovação, estratégia de negócios e crescimento a longo prazo.

Definição de objetivos, estratégia e processos devem preceder qualquer avaliação da tecnologia. A tecnologia é um elemento fantástico, mas não pode substituir o pensamento front-end. Se você começar com a tecnologia, você está condenado. Não podemos adotar todas as mudanças tecnológicas, mas podemos escolher conscientemente algumas. Ótima gestão de tecnologia é escolher qual mudanças absorver – de preferência aquelas que estão melhor alinhadas com a estratégia global da organização.

A tecnologia propicia maior foco no cliente, que só pode vir através da colaboração de toda a empresa, identificando as lacunas em vendas, compras e nas experiências de suporte ao cliente. Não acredita? Neste post, damos 9 Razões para integrar seu CRM com Automação de Marketing, deixando claro os benefícios para clientes e empresa. 

É preciso reconhecer como a mudança organizacional é entrelaçada na estratégia de tecnologia. Não é o suficiente decidir quais mudanças tecnológicas adotar ou lidar com as implementações técnicas dessas escolhas. Para ter sucesso, a gestão de tecnologia deve abordar explicitamente como essas tecnologias serão absorvidas pelas operações e pela cultura da organização. É preciso treinar de forma proativa, convencer, educar, treinar, elevar e inspirar as pessoas que irão manejar essa tecnologia.

Resistência = atraso

Mesmo a melhor solução de tecnologia e melhores práticas irão falhar se sua equipe não estiver disposta a abraçar a mudança. Simplificando: eles não vão utilizar a tecnologia. Eles vão encontrar soluções para fazer as coisas do jeito que sempre fizeram. Em alguns casos, isso pode resultar em mais trabalho e maiores oportunidades para erros, porque as coisas estão sendo feitas da maneira antiga e, em seguida, introduzido no sistema após o fato.

As pessoas em geral são resistentes à mudança. É da natureza humana. A mudança é assustadora. É o desconhecido. Mas quando você as envolve na mudança conforme ela está acontecendo, os medos do desconhecidos desaparecem. Os benefícios tornam-se claros. A mudança não é mais assustadora, mas sim, bem-vinda.

Os dois principais efeitos da tecnologia na cultura do Marketing: o Marketing está se tornando mais colaborativo do que nunca – muitos tipos diferentes de talentos trabalhando juntos – com cientistas de dados e tecnólogos na sala com os criativos tradicionais e pessoas de negócios. Em segundo lugar, o cliente fica no centro de tudo que o Marketing faz. Entenda, responda e aprimore a experiência do seu cliente. Se você poder ter a experiência que eles co-criaram, você terá clientes para toda vida.

Marketing não é, essencialmente, tecnologia. Por isso, não espere que a Automação de Marketing corrija seu Marketing, por exemplo. Além de abraçar a mudança, Marketing deve representar a conexão com clientes, proporcionando experiências incríveis com eles em cada ponto de contato em seu ciclo de vida com a sua organização, e – através dessas conexões e experiências – a construção de uma marca forte e duradoura. Tecnologias de Marketing são só meios para esse fim.

O maior desafio está em ajudar os clientes a trabalhar através do gerenciamento de mudanças que vem junto com todas as a novas tecnologias.

Consulte a marketing2go para saber como podemos ajudar a sua empresa a superar seus desafios no Marketing moderno.

*UPDATE

Clique aqui e veja como o panorama de tecnologia de Marketing mudou absurdamente em 2016

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