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Injetando ciência no Marketing para mostrar o seu valor

ciencia no marketing

A transformação do cliente nos últimos anos foi  rápida e implacável. Já se foram os dias em que compreender um cliente significava visualizar o histórico de uma simples compra em uma loja física ou num website. Os consumidores de hoje estão infinitamente mais sofisticados.

Hoje eles compram através de múltiplos canais. Eles usam dispositivos móveis para comparar preços em tempo real. Eles se conectam com amigos através de redes sociais para se informar e influênciar decisões de compra.

Esta nova geração de consumidores é também cada vez mais impermeável a técnicas tradicionais de Marketing. Sua confiança em marcas é frágil. É fato que 75% das pessoas não acreditam que as empresas dizem a verdade na publicidade. Com ferramentas poderosas e tecnologia, esses clientes estão exigindo conteúdo autêntico e relevante, focados especificamente às suas necessidades e entregue através do canal de sua escolha.

Para atender a essas demandas, as empresas devem compreender intimamente cada cliente, algo que os líderes da indústria estão bem cientes: 88% dos CEOs dizem que se aproximar do cliente é uma prioridade. No entanto, apenas 6% dos profissionais de Marketing consideram suas capacidades de Marketing online e digital como excelentes.

Todos os esforços voltados para conhecer melhor os clientes vão exigir, daqui para frente, uma dose saudável de ciência na tradicional arte do Marketing.

Felizmente as tecnologias que estão capacitando os consumidores também podem capacitar os profissionais de Marketing a adotar novas estratégias e táticas.

Ao rastrear os dados de cada impressão, pesquisa, transação, atualização de status, ou tweet, os profissionais de Marketing podem desenvolver perfis mais completos de seus prospects e clientes.

Eles podem analisar tanto dados estruturados como os não estruturados, para atingir os clientes com mais precisão e previsibilidade, oferecendo conteúdo personalizado e relevante. E também podem otimizar seus processos de Marketing para maximizar o retorno de cada real gasto.

Os compradores estão usando cada vez mais tecnologia e meios legais para bloquear o uso indevido de suas informação, especialmente se eles sentirem que elas estão sendo usado de maneiras não éticas ou invasivas. É por isso que os profissionais de Marketing mais inovadores não se preocupam só com a privacidade e segurança, mas também em como manter a confiança de que as informações estão sendo utilizadas com respeito e responsabilidade.

A diferença entre ser invasivo e oferecer informações / conteúdo que são bem aceitas (pois atendem às necessidades das pessoas que as estão procurando) é a diferença entre Marketing tradicional (outbound) e Inbound Marketing.

O Marketing sempre foi uma ciência inexata. Na verdade, os gestores da área geralmente diziam que desperdiçavam metade do orçamento de Marketing, eles só não sabiam dizer qual metade.

Mas a tecnologia está mudando tudo isso. Sistemas de gerenciamento de leads e Automação de Marketing, integrados com sistemas de CRM, podem revelar oportunidades para atingir novos mercados, lançar luz sobre as demandas dos clientes, e redirecionar sua estratégia de negócios em tempo real com base em dados que a empresa nem sabia que existia.

A tecnologia pode transformar o que seria uma ameaça assustadora em uma oportunidade, transformando o Marketing em uma força motriz por trás de resultados comerciais tangíveis. Está na hora do Marketing começar a usar a tecnologia para engajar os leads/prospects, fechar mais negócios e mostra que Marketing não é despesa, mas investimento.

CONSTRUÇÃO DE MARCA CONSISTENTE E CONVINCENTE

Use o poder das mídias sociais para construir credibilidade e confiança na marca junto a prospects e clientes. Construa recursos de e-commerce com capacidade de comunicação multicanal para vender e servir os clientes, criando uma experiência altamente envolvente, personalizada e diferenciada.

OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE MARKETING

Automatize suas campanhas de gerenciamento de leads para criar diálogos altamente relevantes e interativos através de diferentes canais.

Meça e gerencie campanhas, usando dashboards para identificar o que está funcionando e justificar o investimento de Marketing através de uma visão integrada e consolidada das atividades de Marketing.

Terceirize processos de negócios para focar em atividades que gerem alto valor agregado, diferenciando atividades.

VISÃO PROFUNDA DO CLIENTE

Analise os dados dos clientes para encontrar padrões ocultos dando subsídios para uma melhor segmentação, processo de tomada de decisões e insights preditivos. Consiga uma visão consolidada dos clientes, obtida através de informações de diversas fontes, usando recursos de gerenciamento de dados.

Para saber se sua empresa está pronta para abraçar a nova ciência do Marketing, comece a se fazer algumas perguntas. Se as respostas a qualquer destas perguntas indicar que há espaço para melhoria, talvez seja hora de chamar a 2getmarketing2go para uma conversa sem compromisso.

  • Seus concorrentes conhecem os desejos e necessidades de seus clientes melhor do que você?
  • Quão convincente e consistente é a experiência que você oferece aos clientes?
  • Qual é o seu grau de confiança de que os seus processos de Marketing e investimento efetuado geram resultados otimizados para o seu negócio?
  • Você está utilizando todo o potencial dos dados dos clientes em seu poder?

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