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A relação de dependência de Marketing com a tecnologia

A relação de dependência de Marketing com Tecnologia | Blog da Marketing2go!

Marketing e tecnologia: dependência crescente

A relação de dependência de Marketing com a tecnologia tem a ver com o surgimento e a ascensão das empresas do "Vale do Silício". Marketing está, inexoravelmente, cada vez mais dependente de tecnologia. Segundo estudos do Gartner Group, em 2017 o Marketing vai depender mais de TI do que os CIOs.

Embora esta afirmação possa parecer exagerada, se pensarmos como o Marketing vem evoluindo e se baseando em Tecnologia da Comunicação, BI e bancos de dados, percebemos que é bem factível.

O Gartner se baseia em alguns dados:

  • Nos orçamentos das empresas B2B e B2C em 2011, a participação em relação ao faturamento é quase 3 vezes maior do que o da área de TI, 10% contra 3,6%;
  • A previsão de crescimento para 2012 para o orçamento do Marketing é de 11% enquanto que o da área de TI é de 4,7%;
  • Na média, 30% dos gastos de Marketing relacionados a tecnologia e serviços já é comprada pela área de Marketing;

Estas tendências indicam a necessidade de aumentar o alinhamento entre as áreas de Marketing / Vendas e TI, para começar a realizar um planejamento estratégico em parceria e compartilhar objetivos e responsabilidades pelos resultados. O sucesso futuro depende desse alinhamento.

Vantagens geradas pelo alinhamento Marketing / Vendas /TI

  • Maior integração de dados – gera processos e softwares mais eficientes e mais fáceis de replicar e otimizar. Permite ter uma visão compartilhada dos prospects, leads e clientes, melhorando a eficiência dos processos e reduzindo custos. A integração elimina barreiras, facilita a comunicação interna e também  a comunicação entre a marca e seu público-alvo;
  • Gerenciamento de Riscos – Empresas globais enfrentam grandes riscos no gerenciamento de campanhas através de diferentes plataformas, sejam elas offline ou online – políticas de segurança para mídias sociais, política de privacidade de dados de clientes, segurança – Marketing e TI precisam juntar forças para enfrentar estes desafios;
  • Compliance – As preocupações com compliance crescem á medida que os riscos aumentam. Todos os setores enfrentam regulamentações de ordem global, regional e por país, relacionadas ao direito do consumidor e sua privacidade. As empresas precisam adotar políticas sólidas internas em relação a procedimentos junto às mídias sociais, acordos de licenciamento etc.;
  • Experiência do Cliente – A tendência é focar na experiência do cliente com a marca, baseada na personalização e consistência de sua comunicação através de diferentes plataformas de mídia. Para realizar esta tarefa, Marketing precisa de sistemas que coletem os dados, automatizem tarefas de comunicação e realize análises em tempo real. Tudo isso depende da expertise de TI;

Marketing, Vendas e TI não têm escolha, a não ser trabalhar de forma integrada e alinhada para enfrentar os desafios do ambiente de negócios em constante mudança. A relação de dependência entre Marketing e tecnologia tende a crescer exponencialmente, ajudando a melhorar a experiência do usuário final. Claro, há um custo, mas a boa notícia é que já exitem soluções de custo acessível para que as PMEs possam competir em pé de igualdade com grandes empresas, e utilizar sua maior agilidade para ganhar mercado.

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