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Como se destacar através do Marketing de Conteúdo

marketing de conteúdo

Marketing de Conteúdo

O volume de conteúdo que está sendo criado agora é enorme e nem estamos perto do ápice da tendência de criação de conteúdo. As empresas estão criando cada vez mais e mais conteúdo, por três razões:

  1. A forma como se utilizou conteúdo no passado não está mais funcionando tão bem quanto costumava funcionar, e agora estão tentando outras alternativas;
  2. Marketing de conteúdo funciona;
  3. Marketing de conteúdo é relativamente barato comparado ao marketing de interrupção, por isso muitas empresas estão tentando;

No mercado norte-americano, 92% dos profissionais de Marketing utilizam-se de conteúdo. O investimento em estratégia de conteúdo, através da adoção de processos documentados tende a crescer. Agora o conteúdo precisa ser:

  • Compatível com qualquer tipo de tela;
  • Estar organizado/segmentado e ser disponibilizado de maneira relevante para cada tipo de audiência;
  • Integrado com jornalismo e storytelling;

Podemos encontrar de tudo…. Conteúdo muito bom, inteligente, inspirador, eficiente. Mas a grande maioria é de conteúdo raso, sem valor e pertinência.

Chega-se ao ponto de questionar se a relação custo/benefício vale a pena, pois está cada vez mais difícil se destacar no dilúvio de informações, mesmo que um conteúdo seja considerado de qualidade.

Certamente, quanto mais conteúdo for sendo criado, mais difícil será obter sucesso com essa estratégia. Isso é axiomático. É 100% verdadeiro, praticamente uma lei de mercado e não tem nada a ver –  ou quase nada – com o chamado Marketing de Conteúdo em si. Quando aumenta a concorrência para qualquer coisa, players inteligentes se adaptam e sobrevivem, e players menos astutos continuam a abraçar o status quo e, lentamente, cavam as suas próprias sepulturas.

Provavelmente, o boom do conteúdo vai eliminar os mais fracos, os preguiçosos e os equivocados, da mesma forma que ocorreu com outros booms de SEO, ad display, PPC, e-mail, e mídia social.

Produção de conteúdo exige foco em três coisas fundamentais:

DIFERENCIAÇÃO

Torne o seu conteúdo pertinente e útil. As pessoas irão até pagar por isso se você pedir. Você pode ter que usar técnicas diversas, como vídeos, webchats e storytelling para se diferenciar. Talvez você possa explorar oportunidades não aproveitadas em seu nicho ou sub-nicho.

EXCELÊNCIA

Quando o sucesso de conteúdo requer destaque, talvez seja necessário melhorar e polir seu conteúdo. Quer se trate de design gráfico, abrangência, apelo emocional e outros fatores, pode ser necessário investir mais em excelência para ficar à frente do jogo.

ESCALA

Quando o boom de conteúdo estiver em pleno vigor (lá por volta de 2016/2017 por aqui), sua empresa pode precisar encontrar maneiras de conseguir escala na criação de conteúdo de forma rápida e rentável. A premissa de conteúdo de "pouco esforço" se dá através da criação de mecanismos para seus clientes e funcionários criarem grandes volumes de conteúdo, diretamente via e-mail, formulário online, análises de produtos, depoimentos etc. É um conceito de conteúdo cooperativo, que provavelmente acabará por dominar o conteúdo polido devido às suas vantagens econômicas significativas, bem como a capacidade de usar a tecnologia para atingir escala.

Pacotes de software como o Captora já estão no mercado, ajudando marcas a realizar análises de lacuna de conteúdo, e, em seguida, criando automaticamente centenas de landing pages com foco nos tópicos em questão de minutos. A criação de conteúdo assistida pela tecnologia será enorme em 2015. Mas provavelmente sofrerá muitos revezes até acertar no equilíbrio em relação à qualidade. Para aumentar a escala é preciso também encontrar um balanço adequado entre criação de conteúdo original e curação de conteúdo (colocar seu ponto de vista e comentários em conteúdo de terceiros, citando a fonte).

Só com esse tipo de abordagem é que as empresas conseguirão gerar leads de melhor qualidade, engajá-los até o fechamento de um negócio e construir a marca.

Qual é o mix dessas três abordagens que sua empresa vai adotar?

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