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Inbound Marketing e Automação de Marketing

Inbound Marketing

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Inbound Marketing é um conceito de se fazer Marketing, onde uma estratégia unificada é utilizada para gerar tráfego, converter leads e analisar os esforços de Marketing.

Diferentemente do Marketing Tradicional –  chamado aqui de Outbound Marketing, o approach é baseado em atrair possíveis clientes (Marketing de atração) com conteúdo útil, educativo e interessante ao invés de sobrecarregar os possíveis interessados com uma quantidade enorme de informações tradicionalmente não solicitadasmídia impressa, envios em massa de e-mails, RP, mala direta, telemarketing, feiras e eventos, tv e rádio.

Generalizando, pode-se dizer que Inbound Marketing está associado a ideia de ATRAÇÃO, enquanto Outbound Marketing está associado a ideia de INTERRUPÇÃO.
 

Automação de Marketing para o B2B e para o B2C

b2b-b2c

O termo "Marketing Automation" originalmente foi o nome dado às plataformas de software projetadas para que empresas e departamentos de Marketing automatizassem seus processos mais repetitivos, especificando critérios para essas tarefas, que seriam então guardadas, analisadas e executadas pelo software. A ideia era diminuir a taxa de erros humanos e aumentar a eficiência.

Originalmente utilizados no mercado B2B ou em produtos com o ciclo de venda longo, hoje já são utilizados para o mercado B2C também, porém com abordagem e foco diferentes.

Com o passar do tempo, a ideia / conceito evoluiu, obviamente, pressionada pelas necessidades mercadológicas, como quase tudo o que temos no mundo. Hoje, o foco dos softwares de Automação de Marketing para o mercado B2B é o gerenciamento de leads, ou seja, a qualificação e a nutrição desses leads pelo funil de Marketing (do topo até o fundo) até que eles estejam prontos para serem entregues ao departamento de Vendas.

Para o B2C o foco é na segmentação um-a um. Não estamos mais na era de "clusters", mas sim da realidade da entrega de conteúdo altamente segmentado/personalizado.

O foco, então, passa a ser no aumento das taxas de entrega dos e-mail marketing, no aumento da taxa de abertura e clicks (por entregar conteúdo altamente segmentado e personalizado, tanto nos e-mails quanto nos sites, através de landing pages dinâmicas) e na redução da taxa de abandono do carrinho de compras.

No meio desse caminho, para o B2B, são atribuídos pontos e notas aos leads, de acordo com os critérios preestabelecidos. Para o B2C, a ordem é segmentar, segmentar, segmentar e cada vez mais entregar exatamente o que determinado cliente "quer".

Esses critérios são baseados tanto em características demográficas como psicográficas.

E aqui, o termo "psicográficas" realmente se eleva a um outro patamar – uma vez que os softwares são capazes de rastrear absolutamente TUDO o que alguém que visita um site que o esteja utilizando fizer e responder a essas ações atribuindo pontos para cada uma delas e devolvendo, com outras ações.

Por exemplo, se alguém que tem o cargo de diretor, de uma determinada vertical que é interessante para minha empresa, e tenha visitado meu website pela 2a vez e ficado mais de 3 minutos lendo o artigo X do meu blog, enviar um conteúdo específico por e-mail para ele.

Esses tipos de resposta são gatilhos programados de acordo com as ações tomadas por um lead nas diversas interações que possam existir – visita ao site (determinadas páginas ou tempo, ou número de visitas), cliques em links específicos, no site ou em qualquer rede social, cliques em anúncios do Google Adwords, busca orgânica, enfim, há uma infinidade de possibilidades.

Além disso, são programadas campanhas de nutrição (que visam manter o lead/prospect dentro do funil até que ele esteja realmente pronto para ser abordados por vendas) através da entrega de conteúdo útil, relevante e que, de preferência, resolva um problema desse lead / prospect.

Quando o lead chega ao fundo do funil, há geralmente um SLA (service level agreement) entre Marketing e Vendas e é feito o "hand-in" definitivo, sendo que aí o lead é passado para o CRM (aliás, os SAM e os CRM se integram, proporcionando às duas áreas uma visão em tempo real do que está acontecendo, criando um database que faça sentido, coeso).

O que sua empresa pode esperar de um Sistema de Automação de Marketing?

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Os SAMs – Sistemas de Automação de Marketing têm a capacidade de criar e disparar e-mails, importar e gerenciar listas, criar e gerenciar landing pages (páginas de destino, quando alguém clica em um link), criar formulários de captura de leads, rastrear e qualificar cada uma das ações realizadas por um lead – dentro ou fora do website da empresa.

Ou seja, são realmente um "parque de diversões" para o Marketing. Ah, e sem precisar ter conhecimento técnico de programação ou layout.

O que um Sistema de Automação de Marketing entrega, afinal?

Muita coisa. Mas fundamentalmente:

  • Alinhamento e definição dos papéis de Marketing e Vendas
  • Aumento da receita

    • Mais e melhores leads, com nutrição e qualificação;
    • Aumenta a taxa de fechamento de negócios;
  • Cross sell / up sell / retenção;

    • ​Vender produtos adicionais;
    • Vender sempre e por mais tempo;
    • Vender mais do mesmo produto / serviço;
  • Segmentação e conteúdo um-a-um;
  • Aumenta taxas de abertura e conversão dos e-mails e ofertas;
  • Diminui a taxa de abandono do carrinho de compras;
  • Diminuição de custos

    • De Marketing;
    • De aquisição de clientes;
  • Controle

    • ​Markerting mensura e comprova ROI;
    • Rastreia atividades e captura informações dentro e fora do site;
    • Cria e faz a gestão de campanhas e suas interatividades em diversos canais e momentos;

Tire suas dúvidas pelo formulário de contato ou agende uma reunião e entenda como a marketing2go pode ajudar sua empresa.