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Campanhas um a um em tempo real, conforme o comportamento do comprador

Campanhas Dinamicas

A explosão de canais de comunicação e dispositivos durante os últimos anos abriu novas possibilidades para que o Marketing interaja com as pessoas de maneira mais interessante – bem como novos desafios. Hoje, os clientes e os prospects estão revelando às empresas todos os tipos de coisas sobre si mesmos e seus interesses através das ações que tomam nestes canais. Ao mesmo tempo eles estão cada vez mais intolerantes em relação a quantidade de informações irrelevantes que recebem através desses canais.

Sua empresa está preparada para capturar os comportamentos de seus clientes atuais e potenciais e usá-los para se conectar a eles  individualmente, de maneira pertinente e que reduza o ruído na comunicação?

Coletar comportamentos de abertura de e-mails e navegação na Web fornece uma base sólida para se engajar com esses contatos de uma maneira mais forte, mas a realidade é que clientes e prospects estão interagindo bem além de seu website e e-mails – através de aplicativos móveis, nas mídias sociais, SMS, check-ins e, é claro, off-line. Considere o seguinte: 50 por cento dos clientes se engajam com uma média de dois pontos de contato com a pesquisa ou compra de produtos, e 36 por cento se engajam com uma média de três pontos de contato (Endeca Technologies, “2012 Customer Experience Trends Survey,” May 2011).

O Marketing precisa ser ágil para capturar e se conectar através de múltiplos canais com conteúdo relevante e em tempo hábil. E a melhor maneira de conseguir isso é abraçando o marketing comportamental – combinando os comportamentos de um indivíduo com a Automação de Marketing. Dominar o marketing comportamental requer uma boa combinação de tecnologia, visão e habilidades. O elemento mais crítico é um banco de dados mestre unificado e um poderoso mecanismo de interação.

Com uma plataforma de automação de marketing comportamental, é possível configurar a lógica e regras de negócio sofisticadas, que determinem quais tipos de conteúdo um contato vê com base nas regras estabelecidas. Talvez sua empresa deseje configurar mudanças no conteúdo personalizado do e-mail, dentro de seu aplicativo móvel ou em seu website, com base no comportamento/interação do contato realizado através de vários canais. Ou então, uma ação pode desencadear um SMS imediato, e-mail ou até mesmo uma mala direta. Ou ainda construir um programa que iria perceber comportamentos e reagir em canais diferentes em momentos diferentes, dependendo se a pontuação de um contato atingisse um certo limite – ou ficasse abaixo dele.

Qualquer que seja a lógica de negócio estabelecida, o mecanismo de interação pode disponibilizar experiências com conteúdo dinâmico customizado para seus contatos via e-mail, SMS, site, aplicativo móvel e muito mais. Portanto, se um cliente recentemente demonstrou interesse em uma determinada oferta no site da empresa, este conteúdo pode ser disponibilizado de forma bem visível no dia seguinte, quando ele utilizar o aplicativo em seu celular ou ser entregue via e-mail alguns minutos depois que ele tiver saído do site para trazê-lo de volta para comprar.

O incrível da automação é que ela é chave para a criação e escalabilidade dessas mensagens, em tempo real, notavelmente personalizadas. E a beleza desta abordagem é que uma vez que se tenha definido as regras, a ferramenta de automação de marketing faz o trabalho pesado: “ouve” as sugestões dos clientes e prospects, faz a interpretação com base nas regras definidas e responde adequadamente.

O marketing consegue ouvir e compreender os comportamentos que ocorrem a partir de qualquer ponto de contato – na loja, na internet, no quiosque, no aplicativo móvel, na área georeferenciada – e utilizar estes comportamentos dinâmicos do comprador para acionar mensagens através de múltiplos canais em tempo real.

É possível enviar  mensagens customizadas com informações adicionais:

  • Para um prospect que retuitou seu tweet sobre um lançamento de produto, de acordo com o estágio que ele se encontra no ciclo de compras;
  • Para um prospect que esteja passando perto de uma loja física;
  • Para um prospect que abandonou o carrinho de compras ou uma página do seu site;
  • Para um cliente lembrar de uma presente numa data importante;
  • Para lembrar de repor o estoque que está acabando;
  • Para alguém que pesquisou um determinado produto no seu website;
  • Cross selling e Up selling para clientes que compraram produtos;
  • Solicitação de avaliações de produtos/serviços;

Atualmente o cliente está no controle do processo de compra, e exige um novo nível de atenção que a maioria das empresas não está preparada para atender, muito menos através de múltiplos canais de comunicação em tempo real.

Somente através da adoção de uma plataforma de Automação de Marketing com banco de dados centralizados é possível atender às expectativas dos clientes.

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