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Desafios vencidos com a ajuda de um SAM

desafiossam

Os principais desafios no Marketing  que as empresas enfrentam hoje são:

  • Corrigir seus processos deficientes;
  • Disponibilizar conteúdo certo na hora certa para a pessoa certa;
  • Criar um banco de dados de qualidade aceitável;
  • Criar e manter um staff de qualidade;
  • Criar uma cultura organizacional correta;
  • Concordar sobre as métricas corretas;
  • Conseguir recursos necessários para investir;
  • Criar uma mentalidade administrativa correta;

Empresas que vendem produtos e serviços complexos, com ciclos de venda longos, precisam se comunicar com os prospects em todas as fases desses ciclos , fornecendo-lhes informações  direcionadas às suas necessidades, seus papeis, intenções e nível de interesse.

Ao validarem o impacto que os programas de Marketing produzem sobre as receitas (através do uso de SAMs), a taxa de adoção das plataformas de automação de Marketing pelas empresas será maior, além de a adoção  ser realizada mais rapidamente.

O Marketing começa a mostrar que a adoção de um SAM melhora as decisões estratégicas e gera lucros.

Muitas áreas de Marketing recorrem aos SAMs para combater desafios de crescimento sem precisar contratar mais mão-de-obra.

A tecnologia para aplicação dos SAMs está mais acessível à PMEs.

Um dos gatilhos para gerar crescimento na adoção de um SAM é ter um foco compartilhado em geração de receita entre Vendas e Marketing. 

A capacidade de coletar – em cada contato – o comportamento social de um indivíduo e integrá-lo com todas os outros esforços (inbound e outbond) para engajar o prospect, a partir de uma perspectiva de Vendas e Marketing, permite conhecer, analisar e entender melhor a performance das campanhas.

Além de se atribuir notas aos indivíduos, existe uma tendência em se atribuir notas por conta, para analisar o ciclo de compra e o grau de amadurecimento do prospect B2B. Ao combinar o perfil de atividade de um grupo, Marketing pode ver a informação de uma perspectiva organizacional.

Reconheça que um bom relacionamento com prospects e clientes é importante. Portanto, mantenha o engajamento desde o contato inicial até o fechamento.

No Brasil, o processo de globalização cria um ambiente cada vez mais complexo, onde as empresas devem buscar continuamente uma melhoria na gestão.

As PMEs que mais crescem investem em tecnologia de ponta e ampliação de sua área de atuação, tanto no mercado interno quanto externo, tornando-se mais competitivas.

Como decorrência, estão adotando cada vez mais processos formais de planejamento estratégico.

Dentre os principais fatores decisivos para o crescimento das PMEs apontados pelas duas ultimas pesquisa “As PMEs que mais crescem no Brasil” – dados de 2010, publicados em 09/2011, os mais importantes são:

  • Relacionamento e fidelização de clientes;
  • Investimentos em recursos humanos;
  • Controle de custos;
  • Qualidade dos produtos;
  • Acesso a novas tecnologias;
  • Eficiência no relacionamento com fornecedores e/ou distribuidores;
  • Ações de Marketing e Comunicação;
  • Aumento da capacidade de produção;
  • Contratação de profissionais especializados para gestão da empresa;

A grande maioria das PMEs que mais crescem considera que os clientes são os principais influenciadores de suas decisões estratégicas e pretendem contar com a opinião de consultores externos.

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