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As 6 habilidades básicas para profissionais de Marketing de sucesso

As 6 habilidades básicas para profissionais de Marketing de sucesso | Blog da Marketing2go!

Habilidades e competências de um profissional de Marketing

O maior desafio que o Marketing enfrenta é mudar a percepção da alta direção e da área de Vendas a respeito do seu papel. O problema é que na maioria das empresas a contribuição do Marketing tem sido no mínimo questionável. Infelizmente, a falta de mão-de-obra capacitada em Marketing digital é assombrosa. Se sua empresa ainda não possui uma área de Marketing que possa realizar todas essas tarefas com proficiência, terceirize seu Marketing. É mais barato, rápido e confiável.  

Agora, se a equipe tem as habilidades e conhecimentos necessários, Marketing precisa demonstrar valor fazendo uso de novas tecnologias, novas abordagens e métodos de mensuração. Por isso listamos abaixo as 6 habilidades básicas para profissionais de Marketing de sucesso:

1. Saber contar uma estória – storytelling Uma das formas mais atuais baseia-se em contar estórias que respaldem a marca, seus produtos e serviços. O profissional de Marketing precisa criar conteúdo atrativo, utilizando-se das mais diversas técnicas para capturar a atenção e engajar os leitores através de uma narrativa bem escrita e envolvente para:

  • Construir a tomada de consciência a respeito de um problema;
  • Mostrar as opções para resolvê-lo;
  • Fornecer dados sobre o sucesso na resolução desse problema, e;
  • Detalhar os benefícios para o cliente;

As estatísticas são um elemento vital da narrativa, pois representam mais do que uma opinião. Números tornam-se especialmente atrativos quando atrelados a economia de tempo, diminuição de custos, aumento da eficiência e das receitas.

Em qualquer abordagem baseada em Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo será preciso utilizar-se da técnica de Storytelling. 

2. Construir relacionamentos personalizados As mídias sociais permitem escalonar o que você sempre fez em eventos face a face e por telefone. A arte do relacionamento é mais importante do que nunca. Marketing precisa usar personalidade para construir comunidades em torno de suas marcas, produtos e serviços. Fãs ávidos irão ajudá-lo a vender mais do que ninguém. Utilize os seus relacionamentos virtuais para aprender o que seus clientes e parceiros querem e esperam de você.

De acordo com um relatório de 2011 da Forrester, o comprador médio é influenciado por mais de sete fontes durante o processo de tomada de decisão de compra. Estudos mostram que os compradores aprendem 50% a mais por conta própria, sobre a sua empresa, do que através de você (ou um vendedor) se comunicando diretamente. É preciso personalizar suas campanhas baseadas em comportamentos de compra e preferências específicas em tempo real, através de múltiplos canais. Aliás, uma má notícia aos vendedores B2B: muitos de vocês serão substituídos pelo Marketing.

3. Compartilhar a missão com outras áreas É importante envolver os principais tomadores de decisão conforme você constrói seu plano de Marketing. Vendas e Marketing não podem funcionar em silos. A visualização de suas campanhas e compartilhamento de seus objetivos pode ajudar a melhorar a colaboração, que não só aumenta a transparência, mas também o alcance e o desempenho. Entenda a necessidade dos clientes e compartilhe com outros tomadores de decisão suas ideias de como você pretende atendê-los.

4. Gerar engajamento Uma vez que seus clientes, prospects e colegas estejam à bordo, é preciso garantir que o  nível de engajamento deles cresça. Como sabemos, não importa quantos amigos você tem no Facebook – importa como eles se relacionam com você! Fortaleça sua posição de autoridade. Dê conselhos verdadeiros, tanto no aspecto tático como estratégico. Olhe para o ciclo de vida do cliente e mantenha os seus colegas motivados com atualizações sobre os resultados, incentivando para que haja apoio interno contínuo para as suas campanhas.

5. Automatizar Processos  A tecnologia possui um papel de destaque no mix de Marketing moderno. O meio está mudando tão rápido que os profissionais precisam automatizar os processos, a fim de acompanhá-los. Isso economiza tempo, elimina o tédio de tarefas repetitivas, fornece dados ricos sobre o que está funcionando e o que não está, mostra exatamente o que é um prospect engajado e comprova o valor do Marketing. E para automatizar processos e construir relacionamentos personalizados de verdade, Marketing depende cada vez mais de tecnologia.

6. Utilizar métricas atreladas ao ROI –  “hard-numbers” Se você ainda está medindo a contribuição de Marketing baseado apenas em “soft-numbers” (cliques, visitas e visualizações), enviando para Vendas cada contato ou "lead" que preenche um formulário, entrega um cartão de visita em um evento ou se registra para um webinar, você está prestando um desserviço para o Marketing. Hoje em dia a direção da empresa espera que Marketing possa informar a qualidade e o volume de leads a ser entregue para Vendas, a propensão desses leads serem convertidos para o pipeline de Vendas, e, quando atendido por Vendas, as taxas de fechamento e o custo real de geração de cada lead, além de, claro, quantos destes leads estão sendo atendido por Vendas.

Há muitas outras habilidades necessárias que complementam as citadas acima. Na verdade, são muitas. Dominar tudo o que o Marketing digital apresenta hoje é um desafio, ainda mais quando a cada curto espaço de tempo surgem novos players e novas tecnologias disponíveis. O arcabouço de conhecimento necessário é inesgotável. Ser proficiente em Marketing digital significa conhecer, ao menos, um pouco de inbound marketing e marketing de conteúdo; saber utilizar as ferramentas disponíveis – sistemas de automação de marketing, blogs, redes sociais, social advertising, remarketing etc.

O caminho é longo, mas a recompensa vale a pena. 

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