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Habilidades necessárias para profissionais de Marketing

Habilidades necessárias para profissionais de Marketing | Blog da Marketing2go!

Profissionais habilidosos

Nos últimos anos temos notado uma mudança radical nas competências, conhecimentos e funções necessárias para ser bem sucedido em Marketing, que vem sendo cada vez mais pressionado a justificar seus gastos – fazer mais com menos e demonstrar sua contribuição para os resultados. Essa pressão, juntamente com grandes mudanças na tecnologia e comportamento do consumidor exige o domínio novas habilidades necessárias para o profissional de Marketing.

A Universidade de Columbia publicou um relatório sobre agilidade na aprendizagem, especialmente em tempos de ruptura. "O aluno ágil, eles afirmam, mostra a vontade e a habilidade de aprender ao longo de suas carreiras, se não de suas vidas inteiras." O Marketing , hoje, precisa atuar como integrador e agente de mudança. Não apenas estar aberto a novas habilidades e entender como colaborar com novos parceiros, mas também estar preparado para trazer mais idéias originais para a mesa.

Um relatório recente da Forrester descobriu que 97 % dos profissionais de Marketing estão fazendo coisas que nunca fizeram antes, e o mesmo número está percebendo uma lacuna dramática na amplitude e profundidade das habilidades necessárias.

Estamos agora no ponto em que precisamos parar de contratar conjuntos de habilidades e começar a contratar por mentalidade.

Marketing, um sistema complexo

Precisamos tratar Marketing menos como uma máquina a ser controlada e mais como um sistema complexo e dinâmico que pode aprender e adaptar-se ao longo do tempo. Este é o caminho para a construção de processos fluidos, orgânicos, que respondem ao novo comportamento do comprador, e não as estruturas rígidas com a qual estamos familiarizados. Empresas de todo o mundo com um Marketing ágil estão provocando uma disruptura no mercado, ganhando agressivamente clientes e superando seus concorrentes.

Profissionais de marketing ágeis servirão como agentes de mudança que permitem que as nossas organizações respondam – e até mesmo se antecipem – às expectativas dos clientes em constante evolução. Esta é a forma como vamos criar abordagens verdadeiramente integradas em que os profissionais de Marketing são os que orquestram todos os canais, a fim de construir relacionamentos  de longa duração com clientes. Se sua empresa ainda não conta com profissionais que possuam esse tipo de visão, a contratação de uma consultoria de Marketing é essencial para ajudar a delinear os passos a serem tomados. 

Uma vez que a consultoria tenha servido como ponte no início desse processo e apresnetado à equipe o básico que deverá ser realizado, o déficit de competência em Marketing tende a diminuir, uma vez que ao se abraçar um processo novo e de médio-longo prazo, espera-se que os profissionais envolvidos se desenvolvam em uma curva de aprendizagem esperada.

O Marketing é multifacetado

Acreditamos que esses papéis no processo geração de demanda são críticos para o sucesso. Notem que estas são descrições de função, não necessariamente de cargos. A criação de cargos vai depender dos portes das empresas e dos volumes de atividades envolvidas. Mas no fundo um profissional de Marketing precisará estar preparado para tomar decisões em todas essas áreas.

Qualquer empresa que já acordou para o Marketing digital e a necessidade de gerar leads e demanda utilizando inbound marketing, storytelling, marketing de conteúdo, SEM/SEO e outros, mais cedo ou mais tarde terá que contar com profissionais multifacetados, que conheçam as áreas abaixo e possam integrá-las para melhorar o desempenho das áreas de Marketing e Vendas.

  • Desenvolvedor de Conteúdo: Este é, essencialmente, um jornalista interno. Esta pessoa cria e edita material textual atraente (por exemplo, white papers, blogs, conteúdo web) que capta e prende a atenção de qualquer pessoa, do prospect ao cliente, durante todas as fases do ciclo de vendas;
  • Administrador de CRM: Mesmo que um sistema de CRM seja uma plataforma de Vendas, Marketing será corresponsável pela configuração, manutenção, personalização e gestão de Vendas;
  • Analista de Dados: Esta pessoa é o guardião de dados de Marketing e hábil na extração, geração de relatórios, interpretação e análise. Exige capacidade de lidar com volumes enormes de dados de diferentes sistemas de Marketing. Este papel pode também ser parte de um título mais amplamente definido como Analista de Negócios;
  • Analista de Processos: Vai definir os processos de Marketing e métricas associadas. Fornece elementos para otimizar os resultados e a melhoria contínua na organização. Este papel pode também ser parte de um título mais amplamente definido de um Analista de Negócios;
  • Gerente de Marketing Integrado: Esta pessoa define segmentos-alvo e as táticas para o estabelecimento de relações com clientes potenciais em cada segmento. Executa campanhas para esses segmentos, utilizando vários canais de comunicação. As métricas e os resultados destas campanhas serão finalmente consolidados em um painel de relatórios;
  • Gerente de Mídias Sociais: As principais responsabilidades para essa função irão incluir a definição de estratégias de mídia social para resolver desafios de negócios, criação de planos táticos e execução desses planos. Esta pessoa será o principal responsável pela a execução de campanhas de mídia social;
  • Analista de Tecnologia: Um trabalho que antes era do domínio de TI. Principais responsabilidades desta pessoa serão: responder aos pedidos de automação (incluindo a substituição das soluções existentes); definir as necessidades, criar RFPs; avaliar soluções e fornecedores; conduzir o processo de seleção, bem como assegurar uma implantação completa;
  • Analista de Web Marketing: Esta pessoa é o principal responsável pelo website da empresa. Incluídos nestas responsabilidades estão a concepção, desenvolvimento e atualizações. Além disso, precisa gerenciar web analytics, SEO, SEM e PPC. Medir, analisar e otimizar a eficácia on-line;
  • Especialista em Campanha de Nutrição: nutrição de leads é uma subespecialidade dentro do quadro mais amplo da gestão do funil, que está se tornando muito complexa. A criação de conteúdo, as páginas de destino, os algoritmos de pontuação, as campanhas de nutrição/engajamento etc. , são agora tarefas altamente especializadas;
  • Gerenciamento de campanhas PPC: Necessita ter um profundo expertise em publicidade paga através de mecanismos de busca, mídia social, as propriedades relevantes da web e assim por diante. As responsabilidades incluirão todas as geografias e línguas do público-alvo. Otimizar gastos em publicidade com base em métricas será outra responsabilidade nesta posição.

De qualquer forma, essas são apenas possíveis descrições de funções num mundo ideal de Marketing. Com ajuda de uma consultoria o processo é facilitado, mas lembre-se de que o período é limitado e, como ele, o conhecimento também é limitado, pois boa parte do que é passado tende a ser mais prático e menos estratégico.

As equipes entendem o que deve ser feito mas não têm muito tempo para discutir, elaborar e estudar o que está sendo feito, de maneira estratégica.  Deveriam, mas a a realidade é bem diferente.

Portanto, se sua empresa precisa e quer vender mais, é recomendado que comece a capacitar Marketing e Vendas ainda hoje.

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