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Gestores de Marketing: Preservem seus empregos demonstrando resultados com "hard numbers" atrelados ao ROI e faturamento

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No mercado norte-americano a maioria dos Diretores de marketing se mantém no cargo por menos de dois anos.O fator determinante para este fato é a falta de dados para a tomada de decisões e avaliar os resultados do marketing.Organizações de todos os tamanhos, em todo o mundo, estão começando a perceber que sem os dados que constituem o cerne das suas decisões operacionais,  ficam a mercê de tomada de decisão baseada em soft numbers (n# de visitas, visitantes,abertura, cliques),no achismo e na intuição. Sem dados, as decisões são tomadas baseadas em experiências pessoais da equipe e são frequentemente sujeitos a deduções míopes. Embora a abordagem intuitiva à tomada de decisão tenha funcionado moderadamente no passado, sem uma base de dados e métricas confiáveis que tornem mais inteligente e rápidas o processo  decisório​​, elas irão falhar.Pesquisa do Gartner projeta que até 2017 o Marketing vai possuir mais ferramentas e ter mais orçamento para gerenciar dados do que os CIOs . O novo Marketing será realizado com altos padrões de entrega de receitas e demonstrando o ROI de cada dólar investido em criação e custo de mídia das campanhas.Hoje, as empresas que utilizam plataformas de automação de marketing equipadas com ferramentas de análise, podem gerar informações valiosas quando disparam suas campanhas. As empresas que não utilizam tecnologia e não possuem acesso a estes dados, vão comer poeira dos concorrentes mais equipados.Ter acesso a dados e utilizar recursos analíticos para converter dados em informação permite otimizar cada decisão de marketing e publicidade.Quais são os três elementos que o Diretor de Marketing precisa para garantir a eficácia das campanhas e sua própria segurança no trabalho?

1- Dispor de uma coleção de dados abrangente num formato de acesso lógico e estruturado – dados que sejam fáceis de obter e analisar.

2-Software analítico que seja robusto e flexível que disponibilize uma interface de uma fácil visualização de dados e que tenha análise estatística.

3-Pessoas treinadas e competentes para analisar todos estes dados.

Concluindo: os dados devem ser o oxigênio de qualquer organização de marketing. Manipular e explorar de dados requer software (fácil de obter) e do talento de análise (difícil de recruta).

Um SAM- sistema de automação de marketing integrado a um CRM pode resolver muito de seus problemas.

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