var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(lrs, s); })(); window.intercomSettings = { ... // TODO: Add any extra data you want in Intercom to your intercomSettings "avatar_set": true, "friend_count": 32, "app_id": "w1sryv7i" }

As habilidades necessárias para o sucesso da Automação de Marketing

image

Sem as pessoas com as habilidades certas para pilotar um Sistema de Automação de Marketing, sua empresa pode ficar numa situação semelhante ao de se ter um carro de corrida sem um piloto que conheça o carro e saiba como aproveitar o potencial que ele disponibiliza e vencer seus competidores.

Não basta participar da corrida. É preciso conseguir bons resultados (ROI)!

Para isso é necessário contar com pessoas que possam configurar, integrar e ajustar a plataforma de automação para produzir o máximo de benefícios para a empresa. As principais habilidades requeridas são:

Integração com outras ferramentas

O fato dos melhores softwares de automação de marketing serem oferecidos principalmente como um serviço (SaaS), não significa que a integração com o seu analytics, CRM ou com outras plataformas sejam menos importantes ou menos complicadas. Embora os conectores façam as plataformas falar entre si na mesma língua, você ainda tem que lhes dizer o que dizer e como dizê-lo. Não há substituto para um profissional que saiba como fazer o ecossistema de marketing funcionar em harmonia do ponto de vista da tecnologia e ao mesmo tempo entender os requisitos de negócio por trás do processo. Como em qualquer outro ecossistema, o todo depende do quanto aguenta o seu elo mais fraco.

Este tipo de serviço especializado normalmente é fornecido ou terceirizado pelos fornecedores das plataformas de Automação de Marketing.

Meio profissional de marketing/meio tecnólogo

Plataformas de automação de marketing geram valor porque trazem diversas funcionalidades – das mais complexas às não tão óbvias. Configurar e manter uma plataforma de automação funcionando sem problemas, enquanto a empresa se ​​reorganiza, as pessoas se reorganizam e os processos de negócios são remodelados, não é um trabalho para o seu gerente de marketing. Sua empresa precisa de alguém com conhecimento em processos de marketing, desde o primeiro clique do lead até o faturamento, e além disso, ser capaz de compreender detalhes por trás das configurações.

Costurar a integração entre Marketing e Vendas

A integração entre as áreas de Marketing e Vendas é um dos pontos mais críticos para o sucesso de um projeto de implantação de Automação de Marketing. Marketing e Vendas devem definir conjuntamente quais são as fases do ciclo de compra/venda, a estratégia de conteúdo (que informações devem ser disponibilizadas em cada ciclo para cada envolvido no processo e quais os critérios de definição do que é um lead maduro para ser encaminhado para Vendas). Um SLA deve definir critérios de aceitação/qualificação de leads entre as duas áreas.

Gerenciamento de Campanhas

Não basta fazer com que as áreas de Marketing e Vendas funcionem em harmonia e os leads fluam sem problemas entre as áreas. É preciso ter alguém com capacidade de planejar e gerenciar campanhas. A ferramenta não cria sozinha o conteúdo criativo das campanhas (proposição de valor, calls to action, segmentação, fases da campanha e pontos de contato, regras de pontuação e qualificação, entre outras coisas).

Portanto, antes de começar a criar expectativas em relação à massa de leads qualificados que sua empresa pretende enviar para Vendas usando um Sistema de Automação de Marketing, é prudente chamar os profissionais da área para ensinar e treinar sua equipe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0 comments… add one

Leave a Comment