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Interim Management

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O que é e por que utilizar?

Interim Management ou gerência interina preenche a lacuna temporária de gestão. Em geral a contratação tem período e tarefas chaves definidos na contratação.

Após a conclusão das tarefas, o gerente interino completa a transição para o gestor definitivo e pode deixar a empresa ou assumir outros desafios também de caráter interino.

Por tratar-se de recurso flexível de gerenciamento, traz para a empresa conhecimentos e habilidades importantes no momento exato da necessidade.

  • Alternativa de custo adequado e resultados significativos para manter a competitividade;
  • Dispor de executivos experientes, gabaritados, com vivência em situações variadas e comprovadas habilidades de liderança para exercer em momentos cruciais numa empresa;
  • Nem sempre é possível contar com essas características no quadro de colaboradores da empresa.

As utilizações para esta modalidade de contratação são infinitas e o profissional contratado pode cumprir diversos papéis paralelos ao foco central de sua contratação, como por exemplo: tutoria e desenvolvimento de equipes (coaching), gestão de crises, criação de novas modalidades de trabalho, encerramento de atividades de departamentos, entre outras.

Essa modalidade de contratação é especialmente recomendada nas seguintes situações:

  • Sobrecarga de trabalho – muitos projetos e mudanças ocorrendo ao mesmo tempo e a necessidade de manter cronograma para que a empresa obtenha resultados desejados;
  • Garantir a implementação de projetos críticos sem prejuízo às atividades normais e críticas de sucesso;
  • Acelerar desenvolvimento de áreas e profissionais sem onerar demasiadamente o tempo da liderança, custos com treinamentos técnicos e folha de pagamento;
  • Afastamento por longo período de executivos seja por motivos de saúde ou por períodos sabáticos;
  • Gerenciamento de projetos que exijam competências específicas e dedicação constante;
  • Utilização de experiência específica que garanta o profissionalismo e a entrega dos melhores resultados para a empresa;
  • Implementação mudanças culturais (ChangeManagement) com efetividade, tendo em vista a imparcialidade e a independência de opiniões, ausência de preconceitos e legados emocionais sobre a empresa ou seus gestores;
  • Objetividade nas mudanças necessárias. A partir de observação em posto destacado a identificação de problemas e soluções é facilitada.

Benefícios

  • Apresenta uma nova relação de trabalho, aplicável para o presente e/ou futuro próximo;
  • Permite absorver mão de obra qualificada por tempo determinado;
  • Traz soluções inovadoras para empresas pequenas médias ou grandes, de todos os setores;
  • Norteia um modelo de trabalho flexível e comprometido com resultados;
  • Promove a transferência de conhecimento e acelera a maturação de seus profissionais menos seniores.

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