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Remarketing para abandono se move para o topo do funil

carrinho

As estatísticas apontam que entre 60% a 70% dos carrinhos de compra são abandonados antes do check-out. Abandono é um enorme desafio para os varejistas, no entanto o remarketing pode recapturar um percentual considerável; taxa conversão muito alta – geralmente de 10% a 50% dos abandonos.

O remarketing para abandono de carrinho de compras consiste em uma série de e-mails disparados depois que um cliente abandona seu carrinho de compras. Enviado dentro de uma hora – ou máximo de 24 horas – após o abandono, seguido por 2-3 e-mails ao longo de vários dias;

Podemos intuir que esta alta taxa de abandono de carrinhos se deve à falta de nutrição adequada dos leads e que o número total de leads que chegam a encher os carrinhos compreende uma porcentagem relativamente pequena da população total que visita um site, ou seja, existe uma grande porcentagem de abandono de browser/navegação, antes de se chegar a fase de abandono do carrinho de compras.

O remarketing para abandono de browser consiste no disparo de e-mails acionados função de um visitante ter abandonando uma página web, formulário, calculadora ou processo. Disparado imediatamente ou logo após o abandono e, em seguida, ao longo de dias e semanas, como parte de uma série;

Com isso em mente, uma possibilidade é de subir no funil para procurar oportunidades de remarketing de abandono de browser. Para a maioria das empresas, há um grande número de pessoas visitando o seu site todos os dias que já tenham estabelecido alguma relação prévia por e-mail, seja por se cadastrar para receber e-mails promocionais, registrar-se numa conta, ter efetuado uma compra anterior ou até mesmo ter abandonado um carrinho. Essas pessoas já identificadas demonstraram que têm alguma afinidade com a marca, mas a maioria das empresas não faz remarketing com elas.

O melhor a se fazer é tomar vantagem desta oportunidade de geração de receita e iniciar campanhas de prevenção de abandono de navegação, que visam nutrir visitantes em relação a uma compra. Do ponto de vista técnico, requer a inserção de um código de rastreamento nas páginas do seu comércio eletrônico e plataformas de e-mail. O código de acompanhamento é combinado aos cookies dos navegadores e aos endereços de e-mail; em seguida, dispara mensagens sempre que o comportamento de um visitante conhecido/identificado corresponda aos seus critérios.

O resultado é poder alcançar um número muito maior de visitantes que abandonam browsers do que leads que abandonam carrinho. Obviamente, a taxa de conversão será muito mais baixa, porque esses visitantes não estão tão perto de completar uma conversão, mas se você puder obter uma pequena porcentagem de conversão de um grande número de visitantes, pode conseguir um enorme impacto sobre o faturamento.

Táticas-chave para iniciar esforços de abandono de browser:

  •  Concentre-se em algumas páginas chave ou categorias do seu site. Ao invés de ter dezenas de páginas do seu site disparando e-mails relacionados a abandono de browser, comece com algumas categorias-chave ou “páginas de apoio” que são sugeridas a um prospect engajado que esteja evoluindo para o próximo nível.
  •  Comece simples. Não se preocupe ainda com o envio de uma série de e-mails, incorporando conteúdo dinâmico em função do comportamento e utilizando integrações de tecnologia para puxar votos e recomendações relevantes. O objetivo é fazer com que o seu programa seja instalado e comece a funcionar. Depois, vá afinando.
  • Entregue conteúdo educacional. Uma vez que estes contatos estão tipicamente na fase de investigação, alavanque o conteúdo existente – como calculadoras e assistentes, guias de compra, vídeos de como fazer e dicas de outros clientes – que irá ajudá-los em seu processo de tomada de decisão, ao invés de apenas o envio de um incentivo ou desconto.

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