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Aplicação de Automação de Marketing para Lojas de Varejo

samvarejo

Apresentamos abaixo o que consideramos ser os aspectos mais importantes na Automação de Marketing no B2C, os desafios que são encontrados e para tentar ilustrar, uma descrição resumida de um exemplo para lojas de varejo.

Aspectos mais importantes na Automação de Marketing B2C

  • Foco em disponibilização de páginas dinâmicas com conteúdo alinhado ao perfil do visitante;
  • Iniciativas de recuperação de carrinho de compra abandonado;
  • Programa de boas vindas e fidelização de novos leads e clientes cadastrados;
  • Disparos de promoções com e-mails com conteúdo dinâmico, altamente segmentado, seguido de uma série de newsletters;
  • Criação e gerenciamento de banco de dados;
  • Deduplicação de dados;
  • Disparo de campanhas sem depender da área de TI;
  • Campanhas de múltiplos contatos;
  • Métricas detalhadas dos resultados de cada campanha;
  • Landing pages com formulários;
  • Integração com mídias sociais;
  • IP reverso;
  • Segmentação de Cco dinâmico);
  • Ações disparadas pelo comportamento do lead;
  • Criação de conteúdo;
  • Programas de fidelização/lealdade;
  • Otimização da entregabilidade de e-mails;
  • Monitoramento das atividades no site;

Desafios da Automação de Marketing no Varejo

  • Otimizar margens, identificando os clientes  mais (e menos) rentáveis;
  • Melhorar o desempenho da campanha, personalizando mensagens a clientes individuais ou segmentos;
  • Ações de recuperação de carrinho de compras abandonados, através de disparo de uma sequência de e-mails (fornecendo orientação e/ou ofertando brindes, descontos etc.);
  • Proporcionar uma experiência contínua ao cliente, coordenando campanhas e disponibilizando ofertas em todos os canais;
  • Gerar cupons (cópia impressa ou eletrônica) que podem ser resgatados através de múltiplos canais;
  • Medir os resultados das campanhas e ROI de marketing de maneira fácil e objetiva;


EXEMPLO PARA LOJA DE VAREJO

Programas de fidelização – segmentar a lista de clientes em vários grupos diferentes que vão desde os  clientes mais leais aos considerados inativos. Com base em diferentes níveis de comportamento de compra, enviar ofertas especificas. Esses e-mails de ciclo de vida oferecem descontos de compra atraentes com o objetivo de manter os clientes fiéis engajados e renovar as relações com os clientes inativos.

Os e-mails de ciclo de vida dos clientes incluem:

  • "Feliz Aniversário": e-mails celebrando o aniversário da primeira compra do cliente com a empresa;
  • "Feliz Aniversário": e-mails celebrando a data de nascimento do cliente;
  • "Sentimos sua falta": e-mails para os clientes que compraram anteriormente, mas não compraram no último ano;
  • "Queremos que você volte": e-mails para os clientes que compraram anteriormente, mas não voltaram a fazer isso nos últimos 12 a 18 meses;

Recuperação de carrinho de compra abandonado – Implantar ações de recuperação de clientes que abandonam ou tenham deixado itens em seus carrinhos de compras sem completar a compra, através de disparos de uma sequência de e-mails que visam promover a conversão dos carrinhos abandonados;

Recurso de conteúdo dinâmico para fornecer newsletters personalizadas para os clientes e também para uso interno (força de vendas);

Integração com CRM, possibilitando gerar informações de inteligência de mercado e mais oportunidades de segmentação;

Criação de campanhas sofisticadas que são fáceis de executar e manter e ao mesmo tempo proporcionar um alto ROI. Campanhas de boas-vindas e de reengajamento para motivar os clientes a voltar ao site através de uma série de e-mails, combinadas com diferentes ofertas;

Disponibilização de banco de dados centralizado, integrando diferentes mídias de contato, permitindo que as equipes de marketing  segmentem os dados conforme suas necessidades, com funcionalidade de consulta de dados e que permita facilmente gerar relatórios e acessar  dados;

Marketing  integrado com mídias sociais. Permite unificar as mídias sociais e esforços via e-mail para gerar engajamento e aumentar  o banco de dados. Por exemplo, enviar um e-mail contendo uma oferta para participar de um concurso e ganhar um fim de semana em Nova York. O e-mail aponta para uma página de destino, criada em que os destinatários inserem seus dados, e podem optar por receber futuras comunicações. Além disso, incorporar links de compartilhamento / "pagamento" social nos e-mails para incentivar assinantes a divulgar o concurso;

O sistema também pode ser usado para enviar uma série de e-mails "teaser", introduzindo o conceito do concurso e deixar contatos saberem como encontrar as respostas do concurso. Pode-se enviar três e-mails num período de duas semanas promovendo o concurso e outro ativo da empresa. Por exemplo, um dos e-mails diz aos  participantes para procurar uma pista escondida no novo catálogo da empresa.

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