var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(lrs, s); })(); window.intercomSettings = { ... // TODO: Add any extra data you want in Intercom to your intercomSettings "avatar_set": true, "friend_count": 32, "app_id": "w1sryv7i" }

Utilizando plenamente um sistema de Automação de Marketing

velocimetro

Nutrição de leads, qualificação de leads, monitoramento de mídias sociais e geração de relatórios de ROI de campanha são os 4 recursos mais subutilizados em Automação de Marketing.


NUTRIÇÃO DE LEADS

Existem duas razões principais que dificultam os profissionais de Marketing na tarefa de nutrição de leads:

1. Complicar demais a nutrição de leads: geralmente os profissionais a tornam mais complicada do que deveria ou precisaria ser. Há uma infinidades de rotas que um lead pode tomar para se locomover através do funil de Marketing. Se você tentar criar uma campanha de nutrição personalizado para cada um, vai começar a se enrolar com tantas opções.

2. Deficiência de Conteúdo: Muitas empresas não têm conteúdo suficiente à sua disposição para manter as campanhas de nutrição de leads interessantes e relevantes em todas as fases do ciclo de compras. Isto gera e-mails que não agregam muito valor para o ciclo de vendas, fazendo com que os leads não avancem através do funil.


QUALIFICAÇÃO DE LEADS

Apesar de sua grande importância para poupar tempo dos vendedores e reduzir o ciclo de vendas, uma pesquisa apontou que só 30% dos profissionais de Marketing utilizam este recurso plenamente (são os que utilizam um SAM). Muitas vezes o problema está na geração de leads, que utiliza fontes de leads que não se qualificam já no topo do funil. Neste caso deve-se focar na solução do problema, antes de adotar um sistema de qualificação de leads.

Outro fator pode ser a falta de uma massa crítica de dados a ser analisada para se criar um sistema de qualificação. É preciso criar um mix de dados demográficos e comportamentais para calcular os pontos de corte. O problema pode estar nos campos (perguntas) dos formulários, que coletam as informações necessárias para a qualificação.


MONITORAMENTO DAS MÍDIAS SOCIAIS

O monitoramento ajuda no entendimento do valor das mídias sociais (Twitter, Facebook, LinkedIn, as redes de nicho e opções como Pinterest e Google+).  Entender se aquela mídia social específica é apropriada ou não, que tipo de resultados entrega de acordo com seus objetivos é fundamental.

Uma  razão provavel dos profissionais de Marketing não utilizam ferramentas de mídia sociais de monitoramento é porque na maioria das vezes não sabem por onde começar, especialmente considerando a vasta gama de ferramentas de monitoramento à disposição.


RELATÓRIO DE ROI DE CAMPANHAS

São importantes para entender o valor de suas campanhas de marketing e determinar o que funciona e o que não funciona, e poder determinar quais táticas serão adotadas.

Uma das principais razões para não se calcular o ROI é não fechar o ciclo desde o investimento na campanha até o fechamento das vendas. É preciso ter ferramentas de rastreamento e análise para calcular quantos visitantes um elemento do seu Marketing gera. Quantos leads gera? Quantos leads tornam-se clientes?. A configuração de “circuito fechado” (closed loop) de relatórios, de maneira geral, exige a integração entre um SAM e um sistema de CRM.

A segunda razão que dificulta a geração de relatórios de ROI é que muitos profissionais de Marketing não têm a capacidade de controlar campanhas de  múltiplos contatos. É raro um lead ou cliente ser exposto a apenas uma campanha ou um elemento de campanha durante o ciclo de vendas. A possibilidade mais provável que eles vão interagir com o seu Marketing em um número de maneiras diferentes através de uma variedade de canais. Um SAM pode rastrear cada lead individualmente através das diferentes fases do ciclo de compra, apontando todas as interações e comportamentos de cada um.

Whitepapers que podem lhe interessar:

COMO CONSEGUIR MAIS CLIENTES NEGÓCIOS

SINAIS DE DESALINHAMENTO MKT E VENDAS

7 PASSOS PARA LINHAR MKT E VENDAS

Você sabe como anda a saúde de Marketing da sua empresa?

FAÇA UM CHECK-UP AGORA E FIQUE SABENDO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0 comments… add one

Leave a Comment