var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(lrs, s); })(); window.intercomSettings = { ... // TODO: Add any extra data you want in Intercom to your intercomSettings "avatar_set": true, "friend_count": 32, "app_id": "w1sryv7i" }

Qual o tempo médio de implantação de Automação de Marketing no B2B?

calendario

No post Implantar Automação de marketing não é fácil mencionamos que existem uma série de variáveis que influenciam o tempo que leva para implantar e utilizar plenamente um sistema de automação de marketing. Expectativas de ver resultados imediatamente após a implantação também não devem ser criadas.

Repetimos que é preciso considerar a duração do ciclo de venda e a curva de aprendizagem da equipe. Normalmente demora pelo menos seis meses. Os resultados que podem ser percebidos dentro desses seis meses (se a implantação foi adequada) é a revisão de processos, conteúdo e alinhamento entre Marketing e Vendas.

No B2B como benchmark, especialistas sugerem os prazos a seguir:
Planejamento e levantamento das necessidades: Depende do tamanho e complexidade de cada empresa. Mas em geral, um processo de auditoria para fazer um diagnóstico para determinar onde sua empresa está, seus gargalos atuais e criar um plano corretivo e nesse meio tempo desenvolver os meios necessários, pode levar em média de 3 a 4 semanas para a auditoria, mais 5 a 6 semanas para o estabelecimento do processo de gerenciamento de leads e criação de conteúdo. O processo de gerenciamento de leads engloba o estudo dos dados, planejamento dos leads, sua rota no funil de Marketing, nutrição, qualificação e definição de métricas;
Implantação da Tecnologia: Em toda implantação de tecnologia existe diferentes partes a serem consideradas, mas as mais importantes são a integridade de dados e a integração do sistema de automação com o CRM. Introduzir o que foi planejado na solução, integrar e testar pode levar por volta de 3 a 5 semanas. Como em toda implantação, as melhorias ocorrem continuamente ao longo do processo, conforme se progrida ao longo da curva de aprendizagem, e se comece a analisar os resultados atingidos;
No todo, planeje utilizar de 7 a 9 meses para ter uma implantação completa e poder utilizar 100% do potencial das funcionalidades de um SAM. 
Depois da implantação, os primeiros 4 meses servem para se ajustar ao novo processo, convertê-lo para uma nova plataforma e começar a utilizar os recursos básicos (e-mail, landing pages, integração com CRM, relatórios de campanhas) e depois precisa-se de 3 a 4 meses para dominar recursos mais avançados (lead scoring, web analytics, campanhas multi-step, relatórios de ROI). Só depois dos primeiros 6 meses da implantação é que se vai conseguir tirar proveito de 100% do potencial da ferramenta.

ALINHAMENTO ENTRE MARKETING E VENDAS

Os ganhos verdadeiros se originam quando se adota o conceito de que estas áreas devem trabalhar totalmente integradas e serem corresponsáveis pela geração de receitas, que se estende por todo o ciclo de compra, desde a consciência até a receita.

 É preciso promover:

  • ALINHAMENTO DE MÉTRICAS;
  • ALINHAMENTO DE NOMENCLATURAS;
  • ALINHAMENTO DE OBJETIVOS;

É fundamental que Vendas entenda por que Marketing segue determinado caminho, bem como os possíveis impactos sobre o seu próprio desempenho para que se possa introduzir novas capacidades e obter as mudanças de comportamento que precisam ocorrer ao longo do tempo.

CONTEÚDOS QUE PODEM LHE INTERESSAR:

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0 comments… add one

Leave a Comment