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Não espere que a automação corrija seu Marketing

Não espere que a automação corrija seu Marketing | Blog da Marketing2go!

Apenas um software

O software de automação de marketing é uma ferramenta, e como a maioria das ferramentas, ela só funciona se for utilizada por pessoas que sabem como usá-la. Não espere que a automação corrija seu Marketing.

Quando a automação de marketing não gera resultados, o problema provavelmente não é com a ferramenta. O fracasso é geralmente causado pela falta ou falha de estratégia.

Sem a adoção de uma estratégia de Marketing sólida, processos alinhados e um plano de implantação, o investimento num software de automação de marketing é um investimento inútil. Você vai jogar dinheiro fora por não obter qualquer tipo de resultado repetível e consistente.

A automação de marketing não pode identificar seu público alvo, as personas do comprador, desenvolver suas propostas de valor, definir a estratégia de conteúdo ou tomar outras decisões difíceis, entre os demais investimentos em marketing. São as pessoas têm que fazer isso.

Não pense que automação de marketing é uma estratégia

Se concentrar em táticas (automação de marketing, por exemplo) em detrimento de se concentrar em estratégias (crescimento da receita, por exemplo), normalmente resulta em execuções eficientes de campanhas pontuais, que utilizam muito pouco do potencial dos diversos recursos da automação de marketing para gerar demanda, nutrir leads e aumentar as taxas de conversão.

Dessa forma se obtém o pior dos dois mundos: mau investimento de recursos e uso de abordagens de marketing / vendas que não geram resultados. Por que tantas empresas caem nessa armadilha?

Muitas empresas percebem que enfrentam problemas com marketing, mas não sabem por onde começar. Então, quando ouvem uma história convincente sobre automação de marketing – muitas vezes de fornecedores de software bem-intencionados, ficam facilmente encantados com as possibilidades e acabam investindo em automação de marketing, sem realmente estarem preparados para fazer dessa possibilidade uma realidade.

Muitas vezes nos deparamos com clientes que fizeram este erro. Eles usam a ferramenta de automação de marketing como uma ferramenta de e-mail ou sistema de gerenciamento de conteúdo ou como Google Analytics. Eles têm nas mãos um carro esporte potente, mas o estão dirigindo como um carro popular.

O que você pode fazer para usar automação de marketing da maneira correta?

  1. Não embarque nela antes de ter uma estratégia de Marketing

Evite a tentação de simplesmente começar a fazer e disparar campanhas. Primeiro, você precisa responder a perguntas tais como:

  • Qual é o perfil do cliente ideal?
  • Para quais personas do comprador estamos fazendo Marketing?
  • Como é que vamos nos comunicar com cada tipo de persona de forma diferente?
  • Quais conteúdos precisamos para cada persona em cada uma das fases do ciclo de compra? O mesmo usado durante o ciclo de vida dos clientes?
  • Como vamos obter esse conteúdo?
  • Como vamos usar automação de marketing para facilitar o alinhamento entre Vendas e Marketing?

Se você não tem as respostas para essas perguntas antes de iniciar suas campanhas, como é que você espera atingir os resultados desejados?

  1. Conheça os recursos da plataforma escolhida

Certifique-se de que a equipe de marketing aprenda e entenda o valor, capacidades e finalidade das ferramentas. Se possível, certifique-se de que a equipe entenda como implantar campanhas e relatar os resultados. Mesmo profissionais experientes de marketing e executivos relevantes devem estar cientes das capacidades do software.

  1. Não espere que depois de implantar as coisas funcionem automaticamente

Seres humanos reais deve estar por trás da tecnologia, pensando nas tarefas essenciais de identificação de suas audiências-chave, entendendo suas necessidades, delimitando seus processos de compra e desenvolvimento de conteúdo.

A automação requer análise de resultados para promover correções e uma otimização constante e permanente.

  1. Obtenha ajuda se você precisar

Utilizar automação de marketing para alcançar uma estratégia global de Marketing exige alguns conhecimentos, incluindo:

  • Uma sólida compreensão das técnicas de inbound marketing e como aplicá-las;
  • Familiaridade técnica com as plataformas disponíveis;
  • Proficiência no uso de automação de marketing para geração de leads B2B e nutrição, bem como para promover alinhamento organizacional entre Vendas e Marketing;
  • Capacidade de criar conteúdo que apoie sua estratégia;
  • Percepções conhecimento sobre a forma de ajustar a estratégia com base na análise de desempenho;

Se você não tem essa capacitação interna, a marketing2go pode ajudá-lo no desenvolvimento de programas de automação de marketing e geração de demanda. Fale conosco

Conclusão

Se você tem uma estratégia de marketing digital bem formulada, a automação de marketing é uma ferramenta indispensável para alcançar os resultados que você planeja. Se você não tem uma estratégia, é melhor esperar e se concentrar no desenvolvimento de uma, antes de abraçar às cegas um sistema de automação de marketing e ficar desapontado com os resultados.

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