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Extraindo o máximo do seu Sistema de Automação de Marketing – Parte 1

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Tirar o máximo proveito do investimento efetuado em sistemas de automação de marketing é uma luta para a maioria das empresas. Apesar dos obstáculos – alta rotatividade, falta de pessoal, falta de processos e falta de dados, as empresas não podem se dar ao luxo de subutilizar o potencial dessas plataformas.

Faça um check up para saber se a sua empresa está preparada para adotar a Automação de Marketing

Sistemas de automação de marketing oferecem muito mais recursos que ferramentas de disparo de e-mails e gerenciamento de campanhas, mas para maximizar as oportunidades de engajamento e ROI é preciso utilizar tudo o que eles oferecem.

Segundo pesquisa da Sirius Decisions, somente 25% das empresas que os utilizam exploram corretamente seu potencial. Além de grande parte dos profissionais de marketing B2B se descrever como autodidata, não há cursos formais de automação de marketing e as empresas também não costumam investir no desenvolvimento de habilidades de marketing, de maneira geral.

Apesar de tudo, algumas empresas utilizam automação de marketing muito bem. Isso cria um enorme fosso entre as organizações consideradas médias e as consideradas best-in-class. A diferença, em vendas, é de quase 7 vezes, quando consideramos a taxa de conversão, desde o primeiro contato até o fechamento.

Adotar o modelo das organizações best-in-class gera recompensas enormes. O aumento do desempenho médio das receitas destas organizações foi de 59%, enquanto o aumento médio da indústria foi de apenas 9%.

O fator mais importante para ser bem sucedido é olhar para Automação de Marketing como algo além de uma ferramenta e sua funcionalidade.

Automação de marketing é parte do conceito de Inbound Marketing que envolve tecnologia, pessoas, processos e ajuda a gerar novas oportunidades de negócios, gerenciar o engajamento com leads, melhorar a propensão de potenciais compradores em comprar e aumentar o alinhamento entre a atividade de marketing e  os resultados de vendas. 

Tudo isso deve ser apoiado pelas habilidades adequadas, processos, prontidão organizacional e alinhamento.

Daremos continuidade a este post, detalhando este roteiro. Leia em: Extraindo o máximo do seu Sistema de Automação de Marketing – Parte 2

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