var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(lrs, s); })(); window.intercomSettings = { ... // TODO: Add any extra data you want in Intercom to your intercomSettings "avatar_set": true, "friend_count": 32, "app_id": "w1sryv7i" }

Diferenças na Automação de Marketing entre o B2B e o B2C

diferencasb2bb2c

Não pretendendo esgotar todas as diferenças entre a automação de marketing B2B e B2C, mas apresentamos abaixo as principais diferenças entre eles.

FOCO

  • B2B – mercado-alvo definido, educação e nutrição dos leads, ciclo de vendas com múltiplos contatos e etapas e entrega de leads nutridos e qualificados para os representantes de vendas;
  •  B2C – a marca e produto são mais importantes do que o relacionamento do cliente com a empresa. O ciclo de vendas é curto e rápido. Vender e maximizar o valor de venda são elementos-chave para o sucesso;

Por essa razão, a utilização de Automação de Marketing no B2C é focada em reduzir as taxas de abandono dos carrinhos de compras, aumentar as taxas de aberturas de e-mail, de clicks (conversões), em segmentar os bancos de dados para ofertas específicas, em alavancar parcerias, em  impulsionar a receita de marketing através de cross-selling e up-selling, em criar  programas de fidelidade automatizados, campanhas de nutrição e também na previsão de  workflows comportamentais, desenvolvendo e-mails com ofertas espscíficas que serão disparadas automaticamente para os clientes a cada nova interação ou resposta.

BANCO DE DADOS

  • B2B – o banco de dados administra dois níveis de dados: empresas e contatos. Baseado principalmente em um CRM como a principal fonte de dados, é complementado com informações capturadas diretamente pelos formulários existentes nas landing pages (páginas de destino) dos sistemas de Automação de Marketing e etiquetas de rastreamento da web. O universo de possíveis clientes B2B é bem menor do que no B2C e por este motivo tendem a ser menos complexos e menos flexíveis;
  •  B2C – o banco de dados administra apenas um nível de dados: prospects e consumidores. Por atender o consumidor final, são geralmente bem maiores, mais complexos e mais flexíveis do que os que atendem às necessidades de B2B;

INTEGRAÇÃO COM CRM

  • B2B – Todas as soluções oferecem meios de integração com sistemas de CRM;
  • B2C – nem todas as soluções oferecem integração com sistemas de CRM;

CUSTOS

  • B2B – Menos dados mantidos, menos e-mails disparados, ciclo de vendas longo = custo tende a ser menor;
  • B2C – Mais dados mantidos, mais e-mails disparados, ciclo de vendas curto = custo tende a ser maior;

DESENVOLVIMENTO DE PERSONAS E CRIAÇÃO E NUTRIÇÃO DE CONTEÚDO

  • B2B – os clientes compram normalmente em comitê (Comprador, Gerente, Diretor Financeiro, Diretor Geral/Presidente). É preciso saber qual a função e grau de influência de cada um no processo de compra, entender quais são os pontos de dor de cada persona e entregar o conteúdo certo (as soluções que cada uma das personas quer/precisa ouvir), no momento certo da participação de cada um dentro do ciclo de compra;
  • B2C – lidam com diferentes personas que diferem em dados demográficos e psicográficos, independentemente do seu papel em uma organização. Pelo tipo de compra (de impulso e menos complexa) não requer a criação e entrega de muito conteúdo;

TÁTICAS

As táticas empregadas diferem muito em função das diferenças na complexidade, na atratividade e do grau de comoditização dos produtos/serviços; também diferem em função dos processos envolvidos, dos perfis de compradores e de suas maneiras de comprar.

IMPLANTAÇÃO

  • B2B – O processo de alinhamento entre as áreas de Marketing e Vendas, bem como o processo de qualificação de leads e de criação de conteúdo por tipo de persona, implica em estudos de reengenharia de processos, tornando a implantação no B2B mais complexa. O B2B utiliza campanhas mais complexas, requerendo mais planejamento;
  •  B2C – Não enfrenta o problema de discutir reengenharia de processos, alinhamento entre Marketing e Vendas, criação de muitos conteúdos por tipo de persona, e planejamento de campanhas muito diferenciadas. Geralmente podem medir os resultados diretamente, utilizando tipos de campanhas que na maioria das vezes já estão em execução;

A beleza da tecnologia de Automação de Marketing é que, na maioria dos casos, pode ser adaptada de forma eficaz a qualquer mercado – B2B ou B2C.

Quer saber se a sua empresa está preparada para adotar um Sistema de Automação de Marketing? Faça um check-up de seus processos, CLICANDO AQUI.

WHITEPAPERS QUE PODEM LHE INTERESSAR:

AUMENTE O ROI DA SUA EMPRESA QUALIFICANDO MELHOR SEUS LEADS

A JORNADA DO CLIENTE NO PROCESSO DE COMPRA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0 comments… add one

Leave a Comment