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Criando a cultura para implantar Automação de Marketing

Cultura de Marketing

O ambiente de marketing mudou muito rapidamente na última década e os profissionais têm lutado para manterem-se atualizados com os avanços que o marketing digital oferece.

Sistemas de Automação de Marketing têm sido anunciados como o salvadores dos departamentos de Marketing e realmente podem ajudar a maximizar as oportunidades que as mudanças online trouxeram – mas só se a implantação for bem conduzida.

Você não pode adquirir uma solução de automação de marketing e esperar que os resultados apareçam automaticamente. É preciso, em primeiro lugar, promover uma mudança cultural – uma mudança de atitude em toda a sua equipe para garantir:

  • Trabalho colaborativo entre os departamentos;
  • Medição consistente de resultados;
  • Ciclos de melhoria contínua;

Portanto, antes de contar ao conselho de sua empresa como um sistema de automação de marketing vai mudar seu mundo, certifique-se de ter formulado os planos e processos necessários para garantir o alcance dos resultados esperados.

O primeiro passo é criar uma cultura para implantação da Automação de Marketing.

Desenvolva uma estratégia de engajamento dos funcionários

  • Crie uma visão provocativa e valores para o projeto objetivando estimular e inspirar as pessoas;
  • Mostre como a nova forma de trabalho irá proporcionar mais oportunidades para o desenvolvimento profissional e pessoal;
  • Ajude todos a encontrarem um propósito significativo em seu trabalho;
  • Introduza recompensas significativas e processos de reconhecimento de adoção inicial e uso continuado;
  • Inclua planos de gestão de queda nos níveis de engajamento e os reconduza de volta ao nível desejado; 

Comunique a nova iniciativa aos envolvidos

A comunicação da adoção de novos processos de trabalho alinhados ao conceito de Automação de Marketing deve ser realizada em reunião formal, contando com a participação dos seguintes representantes:

  • Diretoria – abertura da reunião, comunicado da iniciativa, explanação geral dos benefícios e solicitação da colaboração / apoio de todos;
  • Marketing/ Produtos / Comunicação;
  • Vendas / Comercial;
  • TI;

Apresentação de Workshop do projeto, que objetiva:

  • Envolver as áreas acima mencionadas;
  • Explicar o que é a plataforma e seus benefícios;
  • Demonstrar como cada departamento vai utilizar a plataforma e integrá-la em sua rotina diária;
  • Identificar os maiores entusiastas que ajudarão a ganhar apoio;
  • Criar um Conselho de Automação de Marketing composto por representantes das áreas envolvidas;

Alinhe as expectativas

Durante o workshop, as expectativas serão alinhadas e os participantes serão preparados para enfrentar os desafios futuros. Deverá ser distribuído material de apoio aos participantes. Alguns tópicos abordados:

  • A diferença entre o que a palavra “Automação” significa e o que realmente necessita ser feito;
  • Alinhamento entre as áreas de Marketing e Vendas;
  • Diferenças entre usabilidade e a implantação de uma plataforma de Automação de Marketing abrangendo os processos de negócio;
  • A importância de mapear e definir adequadamente os processos;
  • A importância de se planejar e implantar uma estratégia de conteúdo;
  • Os quatro componentes para se implantar um SAM (Planejamento, Processos, Pessoas, Tecnologia);
  • Expectativas de se ver resultados imediatos;

Faça com que Vendas, Desenvolvimento de Produtos e Atendimento ao Cliente se envolvam como o trabalho pois as funções que eles realizam deve influenciar as mensagens de marketing e os leads gerados e dados coletados devem informar o que eles fazem também.

Certifique-se de que seu pessoal esteja devidamente capacitado (próprio ou terceirizado) em inbound marketing, analytics, produção de conteúdo e mídias sociais.

Defina o papel de cada um no processo, seja como decisores, executores ou apoiadores.

Consulte os white papers:

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