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Confuso sobre Automação de Marketing? Você não está sozinho


Confuso sobre Automação de Marketing?

Automação de Marketing pode assumir diferentes significados para diferentes pessoas. As respostas podem variar de mídias sociais a analytics. Uma pesquisa informal junto a gerentes de conta de agências com 6 a 8 anos de experiência comprovou que eles não conhecem o conceito. Se gerentes de conta de agência não conhecem, como esperar que os clientes saibam o que é Automação de Marketing?

Automação de Marketing é um monte de coisas e muito mais. Sua utilização e  approach só fazem sentido quando inseridos dentro do conceito de Inbound Marketing. Uma vez dito isto, Automação de Marketing representa uma tecnologia e / ou conjunto de ferramentas que permitem que profissionais de Marketing gerenciem e otimizem uma série de etapas para gerar demanda para seus produtos, serviços e soluções. Parece simples, certo? Não é verdade. A capacidade de sair e comprar o mais recente software de Automação de Marketing é simples e, em alguns casos, até barato. Mas a fórmula para o sucesso não é fácil de se conseguir.

Muitas vezes, as empresas caem numa armadilha, tentando fazer com que a sua estratégia e processo de Marketing se adaptem às limitações de uma plataforma de software recentemente comprada. As lições aprendidas na década de 1990, quando CRM despertava raiva se aplica neste caso. O Gartner diz que 70% de todos os projetos de CRM falham. O principal culpado? Os executivos muitas vezes acreditam que o software é o meio e o fim. Vemos isso acontecendo de novo com Automação de Marketing.

Um dos maiores desafios do nosso ciclo de desenvolvimento tecnológico não é a resistência à adoção. É a necessidade de abandonar os pressupostos sobre os quais foram construídos, a tecnologia obsoleta e a adoção de uma nova maneira de fazer negócios, uma nova postura que a empresa deveria adotar em termos de Marketing – como se comunicar com seu prospect daqui para frente.

Graças à web e às tecnologias de busca, as empresas tiveram de ceder praticamente todo o poder para os compradores. Então, as vendas tiveram de enfrentar o fato de que os compradores já não querem falar com eles durante os estágios iniciais do ciclo de compra. Agora os profissionais de Marketing têm que abandonar a estrutura clássica do site da empresa, a fim de competir de forma eficaz para gerar e nutrir leads durante as etapas cruciais e iniciais do um ciclo de vendas.

É hora de respirar fundo e prosseguir com um planejamento adequado na implantação da Automação de Marketing ou correr o risco de perder seu precioso tempo, dinheiro e recursos em um esforço bem-intencionado que está fadado ao fracasso desde o início. Você ficará feliz por ter feito isso.

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