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Como a Automação de Marketing evita a perda de leads?

vazamento de leads

Em muitas empresas, todos os leads gerados são encaminhados para Vendas, então os vendedores precisam tentar descobrir quais deles possuem potencial para se tornar cliente no curto prazo.

Vendas, sobrecarregada, perde leads com potencial de curto prazo e não sabe como – nem tem recursos para engajar leads com potencial de médio e longo prazo.

Este é um exemplo de falta de alinhamento entre as áreas. De acordo com estudos do MarketingSherpa, 79% desses leads nunca se tornarão uma oportunidade de venda, indicando que a área de Marketing não está gerando leads do tipo certo ou que os leads não maduros caem num buraco negro, e provavelmente no futuro, serão capturados pela concorrência.

Você já analisou o quanto isso custa no médio e no longo prazo?

A Automação de Marketing permite um gerenciamento eficaz, diminuindo muito a perda dos leads e otimizando o tempo produtivo dos vendedores. Dentre outras funções, ela:

  • Identifica leads qualificados – permite que se rastreie as atividades dos leads que demonstram interesse e que se mostrem maduros para serem abordados por Vendas, gerando oportunidades mais qualificadas e com mais probabilidade de conversão;
  • Identifica leads não qualificados – elimina os leads fora do perfil definido e ajuda a diminuir o tamanho do banco de dados, além de evitar gastos de tempo e energia da equipe de vendas em leads não maduros ou fora do perfil da empresa;
  • Programa disparos de conteúdo conforme a transição do lead para uma fase mais avançada no ciclo de compra -o rastreamento das atividades no processo do ciclo de compras permite identificar comportamentos que indicam o potencial do lead em termos de oportunidade futura. É possível criar regras e respostas através de disparos automáticos de conteúdo, nutrindo-os e educando-os, de forma a mantê-los engajados e acelerar o ciclo de compra, ainda que respeitando a velocidade do processo decisório de cada lead;

Alguns estudos demonstram que os leads maduros, quando passados para serem abordados por Vendas, já estão a mais de 70% do ponto de efetuarem uma compra. A nutrição de leads ao longo do funil de Marketing otimiza a probabilidade de se ter um resultado mais consistente, permitindo planejar resultados orçamentários mais precisos.

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Principalmente em mercados B2B e de vendas complexas, onde o ciclo de compra tende a ser mais longo, o valor da Automação de Marketing se torna mais evidente.

O software de Automação de Marketing fornece as ferramentas necessárias para evitar vazamentos nos funis de Marketing e Vendas, otimiza o uso de recursos (dinheiro, tempo e mão- de-obra) e resultados (faturamento e lucro). Os vendedores podem manter o foco nas oportunidades mais promissoras a serem convertidas.

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