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Automação de Marketing funcionará para o perfil da minha empresa?

Automação Marketing B2B-B2C

O principal fator que vai definir se a sua empresa está apta a adotar um sistema de Automação de Marketing está ligado ao grau de maturidade de sua equipe de marketing e dos processos adotados. Tecnologia é só tecnologia. O seu sucesso com a tecnologia depende dos profissionais de marketing que vão operá-la.

Sua empresa pode ser pequena ou grande. Seu produto pode ser transacional ou caro. Seu comprador pode ser B2B ou B2C. Não importa a tecnologia. Importa apenas que quem opere saiba aplicar a tecnologia.

Como todas as abordagens de marketing, Automação de Marketing deve estar embasada em evidência e adaptada às necessidades da sua empresa, a fim de ser bem sucedida. Há uma série de desafios que vão além de uma mera falta de recursos que os profissionais enfrentam ao implantar essas novas estratégias.

Minha empresa é pequena

Nenhuma empresa é pequena demais para tirar proveito da automação de marketing. Na verdade, as pequenas empresas são ideais para automação de marketing devido à sua necessidade de fazer mais com menos, de serem eficientes e construir processos de negócios repetitivos. Além disso, as pequenas empresas muitas vezes têm um caminho mais fácil para a implantação do que seus rivais maiores. Tamanho adiciona complexidade. Quanto maior o número de pessoas, maior é a complexidade. Treinamento e planejamento são fundamentais, independentemente do tamanho da organização.

Processos existentes serão avaliados e otimizados. Para as grandes empresas, a inércia é maior. Mudança leva tempo. E quanto mais complexidade somarmos a essa mudança, maior será a necessidade de reforçar a mudança com treinamento, prática e incentivos. As pequenas empresas são mais ágeis para absorver os impactos no tranco. No fim das contas, é menos sobre o tamanho da sua empresa e muito mais sobre a composição de sua equipe de marketing.

Meu produto é muito transacional

Historicamente, a utilização de softwares de automação de marketing tem sido vista como parte de uma estratégia para a lidar com ciclos de vendas mais longos tickets médios altos.  Mas isso não é correto. Seu uso é eficaz mesmo se uma empresa estiver vendendo artigos muito transacionais, como brinquedos ou camisetas em um e-commerce.

Grandes negócios tendem a se basear em confiança e educação. Vendas transacionais estão diretamente ligadas à recência e à emoção. As equipes esportivas americanas, por exemplo, têm adotado automação de marketing pela capacidade de se mensurar comportamentos e de se reagir de maneiras proativas. Um fã de um time vai estar mais propenso a comprar no dia seguinte a uma vitória do seu time. Esse é o momento de fazer uma oferta relevante. Com bons dados sobre o cliente e um programa de automação de marketing inteligente, a oferta do produto certo será feita na hora certa.

Com itens de grande valor, a recência é menos importante. Haverá mais vai e vem, mais necessidade de disponibilizar conteúdo educacional e de construção de confiança antes da decisão de compra. No entanto, independentemente do preço, você ainda está medindo e respondendo aos movimentos dos clientes.

Meu público é muito B2C

Não importa em qual segmento a sua empresa atua. Não importa se é no B2B ou no B2C, idade, raça, gênero ou poder aquisitivo – tudo isso é irrelevante. Para a Automação de Marketing esses fatores não importam. Segmentos não têm um impacto sobre o sucesso de seu programa. O que gera impacto é o conhecimento que o seu Marketing tem desses segmentos.

Programas de automação de marketing bem concebidos tratam compradores como pessoas. Prevendo suas perguntas e fornecendo respostas. Apelam às suas psiquês. Superam as suas barreiras e objeções. A chave, em ambos os casos, é conhecer o seu comprador.

Para ter sucesso, conheça seu comprador

Se você se identificou com algumas das objeções acima, você não está sozinho. Estas afirmações são incrivelmente comuns. Mas elas também estão incrivelmente erradas. Se sua empresa está procurando razões pelas quais uma estratégia que envolva automação de marketing não irá funcionar, saiba que as razões para o fracasso estão quase sempre ligadas ao planejamento.

Tal como acontece com qualquer outra campanha, não importa se você está vendendo bens tangíveis ou horas de consultoria: sua empresa tem que conhecer tudo sobre o seu público-alvo. E isso exige bons profissionais de marketing.

Se você conta com profissionais capacitados, o ambiente nunca será muito isso ou muito aquilo para a automação de marketing. Vai ser só um tipo de ambiente a ser considerado com suas peculiaridades.

Consulte a 2getmarketing2go para saber como podemos auxilia-lo implantação de um programa de geração de demanda e na operacionalização de um Sistema de Automação de Marketing.

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