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5 mitos sobre Automação de Marketing que você precisa conhecer

Mitos de Marketing

Automação de Marketing é muitas vezes vista como algo puramente mecânico e impessoal – e o termo automação certamente não ajuda. Entretanto este tipo de ferramenta pode permitir executar atividades que seriam impossíveis de se executar manualmente, na velocidade e no timing necessários, entregando mensagens personalizadas e relevantes a prospects e clientes.

Esclarecer sobre alguns falsos mitos, pode ajudá-lo a ter uma perspectiva mais correta do que a Automação de Marketing significa para a área de Marketing de sua empresa.

1. Automação de Marketing é cara:

Atualmente existem soluções para diferentes bolsos (1 – gratuitas; 2 – na faixa de US$ 300 a US$ 4,000  mês; 3 – de US$ 4,000 mês em diante). O que varia é a quantidade e complexidade de recursos. Um mesmo fornecedor geralmente disponibiliza diferentes pacotes do tipo: um de entrada, um profissional e um avançado. Você pode escolher uma solução que seja adequada ao seu orçamento e necessidades e quando precisar ou puder desembolsar uma quantia maior, migrar para um pacote mais completo. Alguns fornecedores oferecem os serviços numa base mensal, não havendo necessidade de se comprometer num contrato anual.

O custo de implantação varia em função do nível de sofisticação da ferramenta e do nível de maturidade dos procedimentos de marketing e vendas da sua empresa. Sistemas de automação de marketing podem aumentar o ROI da sua empresa através do fornecimento de leads mais qualificados que geram maiores taxas de conversão. Uma utilização eficaz dessa ferramenta permite comprovar quais ações de marketing funcionam e quais não funcionam, e fornece elementos para otimizá-las, possibilitando usar menos recursos.

2. O software de automação de marketing é difícil de usar:

Os sistemas de automação de marketing são feitos para serem utilizados por pessoas com diferentes graus de conhecimento técnico. Os melhores são simples e intuitivos e podem ser operados sem a necessidade de conhecimentos de linguagens de programação. Se a sua equipe já é estruturada e integrada por pessoas que entendam de processos, que sejam curiosas e não tenham medo de tecnologia, provavelmente não será preciso a contratação de pessoal adicional.

A ferramenta disponibiliza editor de e-mail e de landing pages, que permitem criar à partir de templates sem a necessidade de ter conhecimento de HTML. É claro que é preciso de um período mínimo de aprendizagem e treinamento com profissionais que orientem e ajudem a criar as primeiras campanhas.

3. Automação é impessoal e meus prospects e clientes odeiam isso:

O processo de automação não implica em mensagens que não possam ser customizadas e personalizadas. Muito pelo contrário, a automação permite aumentar o grau de personalização e customização de suas campanhas. Através da captação de dados a respeito de interesses específicos e do comportamento dos prospects dentro de seu website, é possível disparar automaticamente e-mails de ofertas customizadas às necessidades e ao timing no ciclo de compra de cada um deles.

As mensagens se tornam mais relevantes. As ferramentas que possuem recursos de conteúdo dinâmico permitem disponibilizar páginas e e-mails com conteúdo específico ao perfil e preferências do prospect/lead ou cliente. A sua equipe poderá ser mais produtiva e focada no que gera resultados.

4. A automação vai gerar muito mais leads:

A Automação de Marketing não gera leads, ela ajuda a rastrear o comportamento de cada lead e a gerenciá-los à medida em que vão se identificando através do preenchimento de formulários e se engajando com o conteúdo disponibilizado. O sistema monitora, nutre e qualifica seus leads até que estejam considerados suficientemente maduros para serem abordados por um representante de Vendas. O sistema vai apontar quais são as fontes de geração de leads que geram mais resultado, permitindo otimizar campanhas e investir no melhor.

5. Automação engessa a criatividade:

Na realidade é o contrário. A Automação de Marketing permite automatizar tarefas repetitivas, liberando tempo para que sua equipe possa se dedicar a tarefas estratégicas e iniciativas criativas, tais como testar campanhas nas mídias sociais, criar peças, infográficos e desenvolver novas estratégias. A ferramenta permite realizar testes A/B de templates para definir o que funciona melhor em termos de criação.

Esperamos ter esclarecido melhor alguns dos falsos mitos, e que, quando você ler ou ouvir falar de Automação de Marketing, o sentimento seja positivo e de curiosidade ao invés de aversão.

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