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Dois motivos pelos quais Vendas se beneficia da Automação de Marketing

abordagem de vendas

Automação de Marketing tornou-se a arma secreta dos departamentos de vendas de empresas B2B mais antenadas. A integração de um SAM (Sistema de Automação de Marketing) ao CRM, dá à equipe de vendas uma visão de ponta a ponta do ciclo de vida de um prospect, bem como informações úteis para se engajar em conversas relevantes com potenciais compradores.

De acordo com o GrupoLenskold, as empresasque implantam automação de marketing obtêm um aumento de 28 porcento na receita por venda. Estes são resultados que não podem ser ignorados!

Uma estratégia de automação de marketing corretamente implantada permite aos vendedores saberem:

1) Quem é o próximo da lista com maiores chances de fechamento?

2) O que devo falar com eles?

1) Quem é o próximo da lista com maiores chances de fechamento?

Automação de marketing disponibilizaos leads de maneiraordenadapeloseugrau de propensão em fecharnegócio, mostrandonaficha de cada um todas as interações do lead, desde o seuprimeirocontato. Cada lead érastreadoindividualmente, se tornando um lead único, com interessesconhecidos e comportamentosobservados.

Através do perfil demográfico e comportamental, o Marketing pode criar segmentos que têm significado para as mensagens de vendas, que por sua vez são disponibilizadas de acordo com o estágio dos leads no ciclo de compra (suas preocupações e pontos de dores). Dessa forma o Marketing pode qualificar os leads, encaminhando para Vendas somente os que estão receptíveis a um contato com um vendedor. O sistema permite o disparo de notificações para os vendedores em tempo real, com alertas de quando o lead está maduro, se está visitando o site em determinado momento, permitindo um contato oportuno, quando o lead se encontra mais propenso a conversar.

2) O que devo falar com eles?

Automação de marketing propicia insights sobre comportamentos do comprador e perfis detalhados diferente de tudo que já tinha antes. Você pode ver todos os aspectos da jornada de seu cliente ao longo do processo de compra, e saber o que atraiu o leads para o seu funil.

  • Quais white papers eles leram?
  • Que vídeos eles assistiram?
  • Em quais e-mails eles clicaram?
  • Que páginas da Web que eles visitaram?
  • De quais webinars eles participaram?

Quanto mais o vendedor souber, melhor será sua abordagem já adaptada no tom correto e endereçando os pontos de preocupação específica do lead. Automação de marketing cria histórico das atividades individuais e coleta todos os pontos de engajamento do lead. Isso permite que os vendedores identifiquem os pontos de engajamento durante a jornada e entendam os interesses e preocupações de cada lead, propiciando uma abordagem mais assertiva e encurtando o ciclo de venda.

Em todo o processo de vendas, conhecimento é poder. A Automação de Marketing fornece inteligência e uma base sólida para ser aplicada, enquanto sincroniza com a automação de força de vendas e outras ferramentas para gerenciar todo o ciclo de vendas – começando desde a primeira visita ao website, bem antes do primeiro contato.

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